Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração:
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa: As relações entre Educação Básica e Educação Especial. A Educação Especial como modalidade transversal de ensino. Gestão do Atendimento Educacional Especializado. Gestão e articulação do trabalho pedagógico inclusivo no plano institucional, curricular e nas práticas de sala de aula.
Bibliografia Básica:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, SEESP, 2008.
_______. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC, SEESP, 2001.
_______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília: MEC, SEESP, 2009.
BUENO, J. S.; MELETTI, S. M. F. Educação Infantil e Educação Especial: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros. Revista Contrapontos – Eletrônica, v. 11, n. 3, p. 278-287, set/dez, 2011.
GARCIA, R. M. C.; LOPEZ, G. M. B. Políticas de Educação Inclusiva no Brasil: uma análise da Educação Especial na Educação Infantil (2000-2010). In: 36ª Reunião da Anped, 2011, Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 2011.
GÓES, M. C. R. de; LAPHANE, A. L. F. de. (Org.). Políticas e práticas de educação inclusiva. São Paulo: Autores Associados, 2004, p. 21-48.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
Bibliografia Complementar:
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Censo da educação básica: 2012 – resumo técnico – Eletrônico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.
BRIDI, F. R. de S. Processos de identificação e diagnóstico: os alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado. 2011, 210f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
GARCIA, R. M. C. Política de educação inclusiva e trabalho pedagógico: uma análise do modelo de educação especial na educação básica. In: BAPTISTA, Claudio; JESUS, Denise Meyrelles. Avanços em Políticas de Inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2009b. p. 123-138.
JESUS, D. M. de; BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M. (Org.). Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2013.
MELETTI, S. M. F.; BUENO, J. G. S. (Org.). Políticas Públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2013.
MELETTI, S. M. F.; KASSAR, M. de C. M. (org.). Escolarização de alunos com deficiências: desafios e possibilidades. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
PRIETO, R. G. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.