Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração:
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Educação e humanização. Conhecimento como educação para a inserção social. A educação em diferentes contextos sociais. A Educação e a questão da igualdade e eqüidade sociais. Construção do conhecimento e transformação social.
Bibliografia Básica:
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. RJ: Paz e Terra, 2006.
BRANDÃO, C. R. A Educação como Cultura. SP: Brasiliense, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 42 ed. RJ: Paz e Terra, 2005.
________. Educação e Mudança. 15 ed. RJ: Paz e Terra, 1989.
LOMBARDI, J. C., SAVIANI, D. e SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas/SP: Autores Associados, 2002.
MATURANA, H. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte/MG: Ed. UFMG, 2005.
PONCE, A. Educação e Luta de Classe. 22 ed. SP: Cortez, Autores Associados, 2007.
Bibliografia Complementar:
BOURDIEU, P.; PASSERON, C. A Reprodução. RJ: Francisco Alves, 1975.
DUSSEL, E. D. Filosofia da Libertação. Crítica à ideologia da exclusão. SP: Paulus, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. RJ: Paz e Terra, 1999.
GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 8 ed. RJ: Civilização Brasileira, 1991.
GIROUX, H. A. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Porto Alegre/RS: ArtMed, 2003.
NIDELCOFF, M. T. Uma Escola para o Povo. 38 ed. Trad. de João Silvério Trevisan. SP: Brasiliense, 1995.
PARO, V. H. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez editora, 2011.