DEPARTAMENTO: ADE
CARGA HORÁRIA: 45H
CRÉDITOS: 03
EMENTA:
Questões éticas em pesquisa. Enfoques e metodologias de pesquisa. Técnicas e instrumentos de construção de dados. Planejamento da pesquisa.
OBJETIVO:
Estudar os elementos teórico-metodológicos mínimos relacionados à atividade investigativa em educação e exercitar a elaboração de um projeto de pesquisa.
PROGRAMA:
UNIDADE 1 – QUESTÕES ÉTICAS EM PESQUISA
4.1 Comitê de ética em pesquisa e Plataforma Brasil
4.2 Termo de consentimento livre e informado
4.3 Termo de confidencialidade
4.4 Autorização institucional
UNIDADE 2 – ENFOQUES E METODOLOGIAS DE PESQUISA
- Abordagens quantitativa e qualitativa de pesquisa
- Tipos de pesquisas (bibliográfica, documental, experimental, campo)
UNIDADE 3 – TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE DADOS
3.1 Observação
3.2 Diário de campo
3.3 Entrevista
3.4 Questionário
3.5 Grupo focal
UNIDADE 4 – PLANEJAMENTO DA PESQUISA
5.1 Elaboração e apresentação de pré-projeto de monografia.
Bibliografia Básica
ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2008.
COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos 2: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
RICHARDSON, Roberto Jarry (org.). Pesquisa-ação: princípios e métodos. João Pessoa: UFPB, 2003.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos. In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 2, 2002, p. 57-67.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. In: Revista Brasileira de Educação. v. 11 n. 31 jan./abr. 2006, p. 7-18.
Bibliografia Complementar
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
GATTI, Bernardete A. Estudos quantitativos em educação. In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, Manolita Correia. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisas em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.