Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Estudo das teorias de aprendizagem humana que abordam a construção do conhecimento e suas implicações na educação escolar e na planificação de objetos de aprendizagem. Destaque às teorias interacionistas, simbólicocultural, cognitivas e suas inter-relações com ação pedagógica. O significado de educar na Era Digital na perspectiva de aprender a apreender.
Bibliografia Básica:
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
DAMASIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 2 ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2005.
FRANCO, S. R. K. O construtivismo e a educação. Porto Alegre: Mediação, 1998.
GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
PIAGET, J.; GRÉCO, P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Bibliografia Complementar:
FLICKINGER, H-G.; NEUSER, W. Teorias de auto–organização: as raízes da interpretação construtivista do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.
BECKER, F. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
________. Aprender na vida aprender na escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.
________. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
DANIELS, H. Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 1996.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.
________. As formas elementares da dialética. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.