Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS DA GESTÃO EDUCACIONAL “A”

DEPARTAMENTO: FUE                 

CARGA HORÁRIA: 45H

CRÉDITOS: 03       

 

OBJETIVO: Reconhecer, a partir de uma visão ampla e integrada, os principais pressupostos que fundamentam a gestão educacional.

 

EMENTA: Fundamentos da Sociedade e da Educação. Estado, Sociedade e Educação. Fundamentos da Organização e da Gestão da Fábrica e da Escola. Problemas Contemporâneos para a Fundamentação da Gestão Educacional.

 

PROGRAMA:

 

UNIDADE 1 – FUNDAMENTOS DA SOCIEDADE E DA EDUCAÇÃO

1.1 Os Fundamentos da Filosofia Política

1.2 Os Fundamentos Sociológicos

1.2.1 As Concepções Clássicas: Durkheim, Marx e Weber

1.2.2 A “Nova Sociologia”

1.2.3 Modernidade e Pós-Modernidade

 

UNIDADE 2 – ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

2.1 Origem e evolução do conceito de Estado

2.2 O Estado do Bem estar social

2.3 O Estado neo-liberal

2.4 O Estado e as Políticas Públicas

 

UNIDADE 3 – FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO E DA GESTÃO DA FÁBRICA E DA ESCOLA

3.1 Evolução do Trabalho e da Escola

3.2 As Revoluções Industriais (Revoluções tecnológicas)

3.3 O Modelo Taylorista-Fordista

3.4 Origem e Modelos de Gestão: Teorias da Administração Escolar

 

UNIDADE 4 – PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS PARA A FUNDAMENTAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL

4.1 Globalização e neoliberalismo

4.2 A Internacionalização da Educação

4.3 Ética e Política no Contexto Atual

 

Bibliografia Básica

 

ANDREOTTI, A.L.; LOMBARDI, J. C.; MINTO, L.W. (Orgs). História da Administração Escolar no Brasil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.

 

GIANNOTTI, José Arthur. Marx: além do marxismo. Tradução dos textos de Marx: Luciano Codato. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009. (Coleção L&PM Pocket; v. 245)

 

PINTO, Geraldo Augusto. A Organização do Trabalho no século 20: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

 

SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Coleção Sociologia)

 

TEODORO, Antônio. A Educação em Tempos de Globalização Neoliberal: os novos modos de regulação das políticas educacionais. Brasília: Líber Livro, 2011

 

Bibliografia Complementar

 

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. (Org.). A Gestão da Educação na Sociedade Mundializada: por uma nova cidadania. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

 

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs). Teoria e Educação no Labirinto do Capital. Petrópolis: RJ: Vozes, 2001.

 

GENTILI, Pablo. Globalização Excludente: desigualdade, exclusão e democracia na nova ordem mundial. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes; Buenos Aires: CLACSO, 2000.

 

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. e TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

 

LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs). Capitalismo, Trabalho e Educação.  3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, HISTEDBR, 2005. (Coleção educação contemporânea)