OBJETIVO: Reconhecer, a partir de uma visão ampla e integrada, os principais pressupostos que fundamentam a gestão educacional.
EMENTA: Fundamentos da Sociedade e da Educação. Estado, Sociedade e Educação. Fundamentos da Organização e da Gestão da Fábrica e da Escola. Problemas Contemporâneos para a Fundamentação da Gestão Educacional.
PROGRAMA:
UNIDADE 1 – FUNDAMENTOS DA SOCIEDADE E DA EDUCAÇÃO
1.1 Os Fundamentos da Filosofia Política
1.2 Os Fundamentos Sociológicos
1.2.1 As Concepções Clássicas: Durkheim, Marx e Weber
1.2.2 A “Nova Sociologia”
1.2.3 Modernidade e Pós-Modernidade
UNIDADE 2 – ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO
2.1 Origem e evolução do conceito de Estado
2.2 O Estado do Bem estar social
2.3 O Estado neo-liberal
2.4 O Estado e as Políticas Públicas
UNIDADE 3 – FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO E DA GESTÃO DA FÁBRICA E DA ESCOLA
3.1 Evolução do Trabalho e da Escola
3.2 As Revoluções Industriais (Revoluções tecnológicas)
3.3 O Modelo Taylorista-Fordista
3.4 Origem e Modelos de Gestão: Teorias da Administração Escolar
UNIDADE 4 – PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS PARA A FUNDAMENTAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL
4.1 Globalização e neoliberalismo
4.2 A Internacionalização da Educação
4.3 Ética e Política no Contexto Atual
Bibliografia Básica
ANDREOTTI, A.L.; LOMBARDI, J. C.; MINTO, L.W. (Orgs). História da Administração Escolar no Brasil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.
GIANNOTTI, José Arthur. Marx: além do marxismo. Tradução dos textos de Marx: Luciano Codato. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009. (Coleção L&PM Pocket; v. 245)
PINTO, Geraldo Augusto. A Organização do Trabalho no século 20: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Coleção Sociologia)
TEODORO, Antônio. A Educação em Tempos de Globalização Neoliberal: os novos modos de regulação das políticas educacionais. Brasília: Líber Livro, 2011
Bibliografia Complementar
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. (Org.). A Gestão da Educação na Sociedade Mundializada: por uma nova cidadania. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs). Teoria e Educação no Labirinto do Capital. Petrópolis: RJ: Vozes, 2001.
GENTILI, Pablo. Globalização Excludente: desigualdade, exclusão e democracia na nova ordem mundial. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes; Buenos Aires: CLACSO, 2000.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. e TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs). Capitalismo, Trabalho e Educação. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, HISTEDBR, 2005. (Coleção educação contemporânea)