Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Estudo dos princípios da gestão da educação e suas implicações ao ambiente escolar inovador. Destaca a necessidade de um projeto político pedagógico possível, viabilizando o profissionalismo proativo, colaborativo, reflexivo e discutindo os aspectos multidimensionais das inovações e das mudanças em gestão da educação.
Bibliografia Básica:
ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
HERNÁNDEZ, F.; SANCHO, J. M. Aprendendo com as Inovações nas Escolas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
IMBERNÓN, F. (Org.). A educação no século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
TORRES, R. M. Itinerários pela educação latino-americana: caderno de viagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 11 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
Bibliografia Complementar:
AGUERRONDO, I.; XIFRA, S. La escuela del futuro I: cómo piensan las escuelas que innovan. Buenos Aires: Papers, 2002.
CARDOSO, A. P. O. A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: o professor e o contexto escolar. Porto. Edições Asa, 2003.
ESTEVÃO, C. Gestão estratégica nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2000.
FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A Escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GARCIA, W. E. (org). Inovação Educacional no Brasil. Problemas e perspectivas. 3 ed. Campinas: Editora dos Autores Associados. 1995.
RODRIGUES, M. M.; SANTOS, C. de O. F. Gestão educacional: inovações, limites e possibilidades. Acta Scientiarum Education. Maringá, v. 33, n. 1, 2011, p. 119-137.
VEIGA-NETO, A. Crise da Modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. In: PERES, E. [et al]. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre (RS): EDIPUCRS, 2008, p. 35-58.