Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Relações construídas entre os currículos oficiais e currículos praticados nos cotidianos escolares. Estudos culturais. Estudos do cotidiano. Imagens e narrativas da/na escola. Experiência. Pesquisa narrativa.
Bibliografia Básica
ALVES, N. [et al] (Orgs.). Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.
BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 2011.
_________. Estudios Visuales e imaginación global. In: Estudios Visuales: la epistemología de la visualidad en la era de la globalización. BREA, J.L. (org). Madrid: Akal, 2005, p.145-159.
CONTRERAS, D. & PERES DE LARA, N. (Orgs). Investigar la experiencia educativa. Madrid: Morata, 2010.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomás Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
HERNÁNDEZ, F. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
MARTINS, R. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA, M. (Org). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Editora UFSM, 2007.
Bibliografia Complementar
BENJAMIN, W. Rua de Mão Única. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho, José Carlos Martins Barbosa.Obras Escolhidas II. São Paulo: Brasiliense, 2009.
CLANDINI, D. J. & CONNELY, M. Narrative Inquiry: Experience and story in qualitative researche. San Francisco: Jossey-Bass Publischer, 2000.
FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis, RJ: DP et ali: Vitória, ES: Nupec/UFES, 2012.
GOODSON, I. Historias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro, 2004.
HERNÁNDEZ, F. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa visual. Porto Alegre: Mediação, 2007.
SILVA, J. D. O lugar da experiência nas práticas educativas. In: GUIMARÃES, Célia Maria [et al] (Orgs.). Formação e profissão docente. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2011, p.224-260.