DEPARTAMENTO: ADE
CARGA HORÁRIA: 45H
CRÉDITOS: 03
EMENTA:
Matrizes históricas e políticas da administração escolar e da gestão educacional. Princípios e mecanismos da gestão democrática do ensino. Planejamento educacional. Fundamentos teórico-metodológicos da construção do Projeto Político Pedagógico.
OBJETIVO:
Oportunizar a compreensão sobre administração e gestão educacional, considerando os preceitos de democratização da educação em seus princípios, mecanismos e processos de planejamento na organização escolar.
UNIDADE 1 – MATRIZES TEÓRICAS DA ADMINISTRAÇÃO E DA GESTÃO EDUCACIONAL
- Concepções e configurações da administração x gestão educacional
UNIDADE 2 – PRINCÍPIOS E MECANISMOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO
2.1 Princípios de gestão democrática da educação
2.2 Mecanismos de democratização da escola: eleição de diretores, órgãos colegiados, autonomia financeira, construção do Projeto Político Pedagógico
2.4 O conceito de público e privado e suas implicações na organização escolar
UNIDADE 3 – PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
3.1 Planejamento Educacional: entre o Estado e a Escola
3.2 Níveis de planejamento educacional e a gestão escolar
3.3 A construção do coletivo escolar e o planejamento participativo
UNIDADE 4 – FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
4.1 Aspectos teórico-legais do Projeto Político Pedagógico
4.2 O processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola
4.3 Inter-relações entre Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar
Bibliografia Básica
ARAÚJO, S. O. S. Gestão democrática? Os desafios de uma gestão participativa na educação pública em uma sociedade clientelista e oligárquica. Alagoas: Editora UFAL, 2007.
FERREIRA, Naura S. C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2000.
LUCK, H. A Gestão Participativa na Escola. 10 ed. Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2011.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. (Orgs.). Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. SP: Cortez Editora, 2003.
SANDER, Benno. Políticas públicas e gestão democrática da educação. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
Bibliografia Complementar
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>
_______. Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a-educacao-basica>
BRASIL. MEC/INEP. Plano Nacional de Educação. Brasília/DF: Ministério da Educação e do Desporto/Ministério Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1997.
_______. Repensando e Ressignificando a Gestão Democrática da Educação na Cultura Globalizada. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol.25, n.89, p.1227-1249, Set/Dez 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22619.pdf>
FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (Orgs.). Gestão da Educação. Impasses, perspectivas e compromissos. 2 ed. SP: Cortez, 2001.
GADOTTI, Moacir. Projeto político-pedagógico da escola: fundamento para a sua realização. In: Autonomia da Escola: princípios e projetos. São Paulo: Cortez, 1997.
GANDIN, D.; GADIN l. A. Temas para um Projeto Político Pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.