Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Organização Curricular e Práticas Educativas

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 60

Créditos: 4

Ementa: Políticas curriculares. Reforma de ensino. Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica. Obrigatoriedade, acesso, permanência e equidade na educação básica. Diversidade, currículo e práticas educativas.

Bibliografia Básica:

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf> Acesso em set de 2013.

BRASIL. MEC. Diretrizes para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a-educacao-basica> Acesso em set de 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

GIMENO SACRISTÁN, J. Educar e conviver na cultural global. Porto Alegre: Artmed, 2002.

________. A Educação Obrigatória seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LOPES, A. C. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n26/n26a08.pdf> Acesso em set de 2013.

MACEDO, E. F. Currículo: política, cultura e poder. Currículo sem fronteiras, v. 6, n. 2, p. 98-113, jul/dez. 2006. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss2articles/macedo.htm> Acesso em set de 2013.

Bibliografia Complementar:

FORQUIN, J. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993

GIMENO SACRISTÁN, J. La reforma necesaria: entre la política educativa y La práctica escolar. Madri: Morata, 2006.

LUCK, H. A. Gestão da cultura e do clima organizacional da Escola. Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010.

MAINARDES, J. Abordagens do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, v.27, n.94, p. 47-69, jan/abr, 2006.

MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. 2 ed. SP: Cortez, 1995.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Os Parâmetros Curriculares Nacionais em questão. Educação & Realidade. v. 21, nº 1, 1996, p. 9-23.

SARTURI, Rosane Carneiro. Políticas públicas para la formación de profesores: repercusiones en el curriculum del curso de Pedagogía. REXE. Concepción/Chile: Universidad Católica de La, Santisima Concepción v. 11, n. 21, p. 15- 31, enero-julio de 2012.