Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Políticas curriculares. Reforma de ensino. Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica. Obrigatoriedade, acesso, permanência e equidade na educação básica. Diversidade, currículo e práticas educativas.
Bibliografia Básica:
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf> Acesso em set de 2013.
BRASIL. MEC. Diretrizes para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a-educacao-basica> Acesso em set de 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
GIMENO SACRISTÁN, J. Educar e conviver na cultural global. Porto Alegre: Artmed, 2002.
________. A Educação Obrigatória seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LOPES, A. C. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n26/n26a08.pdf> Acesso em set de 2013.
MACEDO, E. F. Currículo: política, cultura e poder. Currículo sem fronteiras, v. 6, n. 2, p. 98-113, jul/dez. 2006. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss2articles/macedo.htm> Acesso em set de 2013.
Bibliografia Complementar:
FORQUIN, J. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993
GIMENO SACRISTÁN, J. La reforma necesaria: entre la política educativa y La práctica escolar. Madri: Morata, 2006.
LUCK, H. A. Gestão da cultura e do clima organizacional da Escola. Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010.
MAINARDES, J. Abordagens do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, v.27, n.94, p. 47-69, jan/abr, 2006.
MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. 2 ed. SP: Cortez, 1995.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Os Parâmetros Curriculares Nacionais em questão. Educação & Realidade. v. 21, nº 1, 1996, p. 9-23.
SARTURI, Rosane Carneiro. Políticas públicas para la formación de profesores: repercusiones en el curriculum del curso de Pedagogía. REXE. Concepción/Chile: Universidad Católica de La, Santisima Concepción v. 11, n. 21, p. 15- 31, enero-julio de 2012.