DEPARTAMENTO: ADE
CARGA HORÁRIA: 45H
CRÉDITOS: 03
EMENTA:
Os paradigmas curriculares e sua influência na organização escolar. A proposta político pedagógica como a unidade na diversidade do cotidiano escolar. Os profissionais da educação como participantes na gestão democrática.
OBJETIVO:
Estabelecer o diálogo entre a escola e o contexto social, político e cultural, no sentido de [re]construir fundamentos teóricos capazes de promover a relação dialética entre a teoria e a prática curricular, imprescindíveis para a construção e desenvolvimento da efetiva gestão curricular.
PROGRAMA:
UNIDADE 1 – OS PARADIGMAS CURRICULARES E SUA INFLUÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
- Dimensões de currículo
- Currículo: conceitos e problemas principais
- Currículo e cultura no contexto global
UNIDADE 2 – A PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA COMO A UNIDADE NA DIVERSIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR
- Disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, os temas transversais do currículo;
2.2 Os conteúdos curriculares e os parâmetros curriculares nacionais (PCNs)
2.3 Projeto Político Pedagógico
2.4 Regimento Escolar
2.5 Plano de Estudos e Plano de Trabalho
UNIDADE 3 – OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COMO PARTICIPANTES NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
3.1 O currículo como essência do fenômeno educacional
3.2 A gestão democrática em suas dimensões administrativa, financeira e pedagógica: uma questão paradigmática
3.3. Cotidiano escolar como espaço de construção de saberes
Bibliografia Básica
ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
DOMINGUES, J. L. Interesses humanos e curriculares. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: MEC/INEP, 1986.
FREIRE, Paulo. Educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GIMENO SACRISTÁN, José Gimeno; PEREZ GOMEZ. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GIMENO SACRISTÁN. Educar e conviver na cultura global: as exigências a cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Bibliografia Complementar
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
MOREIRA, A. F.B. Currículo e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SARTURI, Rosane Carneiro. O processo da construção curricular na Constituinte Escolar: implicações e possibilidades. Porto Alegre: UFRGS, 2003. 402 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação). Programa Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.