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Perspectivas Epistemológicas e Políticas Educacionais

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração:

Carga Horária: 60

Créditos: 4

Ementa: Posicionamento epistemológico. Perspectivas epistemológicas e inter-relações com as políticas educacionais nas redes e sistemas de ensino. Pesquisas em políticas educacionais. Teorias epistemológicas e repercussões na práxis docente e cultura organizacional da escola.

Bibliografia Básica:

AZEVEDO, J. M. L. Implicações da nova lógica de ação do Estado para a educação municipal. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 80, p. 49-71, set. 2002.

BARROSO, J. A investigação sobre a regulação das políticas públicas de educação em Portugal. In: BARROSO, J. (Org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e atores. Lisboa: Educa, 2006. p. 9-39.

DOURADO, L. F.; PARO, V. H. (Org.). Políticas Públicas e Educação Básica. São Paulo: Xamã, 2003.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A.  Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

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TELLO, C.; MAINARDES, J. La posición epistemológica de los investigadores en política educativa: debates teóricos en torno a las perspectivas neo-marxista, pluralista y posestructuralista. Archivos Analíticos de Políticas Educativas. v. 20, n. 9, p. 1-37, 2012. Disponível em: <http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/988> Acesso: 24 mar. 2012.

Bibliografia Complementar:

CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 80, p. 169-201, set. 2002.

MAROY, C. Convergências e divergências dos modos de regulação numa perspectiva européia. In: BARROSO, J. (Org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e atores. Lisboa: Educa, 2006. p. 227-244.

SANDER, B. A pesquisa sobre política e gestão da educação no Brasil: temáticas, resultados e perspectivas. In: IV Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação. Portugal: Lisboa, 2007.

TELLO, C. El objeto de estudio en ciencias sociales: entre la pregunta y la hipótesis debates sobre las decisiones epistemológicas en un proyecto de investigación. Cinta de Moebio. n. 42, p. 225-242, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.uchile.cl/index.php/CDM/article/viewArticle/18162/19020> Acesso: 12 feb. 2012.

TELLO, C.; GOROSTIAGA, J. La Cartografía Social y el pluralismo como enfoque epistemológico para el análisis de políticas educativas. In: Tello, C. (Org) Las epistemologías de la política educativa. Enfoques y Perspectivas para el análisis de Políticas educativas. Mercado de Letras. Campinas. SP, 2013.

TELLO, C. Notas analíticas sobre el enfoque de las epistemologías de la política educativa. En Conjectura: filosofia e educação. In: Anais da ANPED Sul. Universidade de Caxias do Sul, 2012.