DEPARTAMENTO: ADE
CARGA HORÁRIA: 30H
CRÉDITOS: 02
EMENTA:
Aspectos históricos e legais da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Condições atuais das políticas de Educação de Jovens e Adultos. Projetos e propostas para a Educação de Jovens e Adultos.
OBJETIVO:
Conhecer e interpretar as políticas públicas da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, bem com elaborar projetos políticos pedagógicos que visem a inclusão social do público jovem e adulto.
PROGRAMA:
UNIDADE 1 – ASPECTOS HISTÓRICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
- Permanências e mudanças na história da educação pessoas jovens e adultas que implicam na situação atual da EJA.
- Planos, leis, reformas e programas educacionais que contemplaram a EJA no Brasil.
UNIDADE 2 – CONDIÇÕES ATUAIS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Processo de democratização da educação e a inclusão social.
- A nova identidade da educação de adultos na legislação atual sobre educação (pós Constituição de 1988).
- O papel do Estado na oferta de ensino aos jovens e adultos.
- A difusão das parcerias nos serviços públicos não-estatais.
UNIDADE 3 – PROJETOS E PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Propostas pertinentes à inclusão de jovens e adultos na educação continuada.
- Elaboração de metas compatíveis com o financiamento da EJA, com a capacitação dos professores e os objetivos dos sistemas de ensino.
- Como viabilizar propostas para a educação popular.
Bibliografia Básica
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (orgs). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Instituto Paulo Freire (Guia da escola didadã), v.5, 4 ed., 2001
HADDAD, Sérgio; DI PIERREO, Maria do Carmo. Escolarização de Jovens e Adultos. In: Revista Brasileira de Educação. mai/jun/ago, 2000, n.14, p.108-130. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 2000.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. Educação escolar de jovens e adultos. Campinas, SP: Papirus, 2002.
SOARES, L. (Org.) Aprendendo com a diferença: estudos e pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Bibliografia Complementar
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em <www.planalto.gov.br/legislacao/leis>
BRASIL. LDB, Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <www.planalto.gov.br/legislação>.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16478&Itemid=1107>
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>
BRASIL. Resolução Nº 3, de 15 de junho de 2010. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=866&id=14906&option=com_content&view=article>