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POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

DEPARTAMENTO: ADE

CARGA HORÁRIA: 30H

CRÉDITOS: 02

 

EMENTA:

Aspectos históricos e legais da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Condições atuais das políticas de Educação de Jovens e Adultos. Projetos e propostas para a Educação de Jovens e Adultos.

 

 

OBJETIVO:

Conhecer e interpretar as políticas públicas da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, bem com elaborar projetos políticos pedagógicos que visem a inclusão social do público jovem e adulto.

 

PROGRAMA:

 

UNIDADE 1 – ASPECTOS HISTÓRICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

  • Permanências e mudanças na história da educação pessoas jovens e adultas que implicam na situação atual da EJA.
  • Planos, leis, reformas e programas educacionais que contemplaram a EJA no Brasil.

 

UNIDADE 2 – CONDIÇÕES ATUAIS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Processo de democratização da educação e a inclusão social.
  • A nova identidade da educação de adultos na legislação atual sobre educação (pós Constituição de 1988).
  • O papel do Estado na oferta de ensino aos jovens e adultos.
  • A difusão das parcerias nos serviços públicos não-estatais.

 

UNIDADE 3 – PROJETOS E PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Propostas pertinentes à inclusão de jovens e adultos na educação continuada.
  • Elaboração de metas compatíveis com o financiamento da EJA, com a capacitação dos professores e os objetivos dos sistemas de ensino.
  • Como viabilizar propostas para a educação popular.

 

Bibliografia Básica

 

FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

 

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (orgs). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Instituto Paulo Freire (Guia da escola didadã), v.5, 4 ed., 2001

 

HADDAD, Sérgio; DI PIERREO, Maria do Carmo. Escolarização de Jovens e Adultos. In: Revista Brasileira de Educação. mai/jun/ago, 2000, n.14, p.108-130. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 2000.

 

PICONEZ, Stela C. Bertholo. Educação escolar de jovens e adultos. Campinas, SP: Papirus, 2002.

 

SOARES, L. (Org.) Aprendendo com a diferença: estudos e pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

 

Bibliografia Complementar

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em <www.planalto.gov.br/legislacao/leis>

 

BRASIL. LDB, Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <www.planalto.gov.br/legislação>.

 

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16478&Itemid=1107>

 

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>

 

BRASIL. Resolução Nº 3, de 15 de junho de 2010. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=866&id=14906&option=com_content&view=article>