DEPARTAMENTO: ADE
CARGA HORÁRIA: 30H
CRÉDITOS: 02
EMENTA:
Política de inclusão. Efeitos da inclusão na gestão escolar e no trabalho docente.
OBJETIVO:
Identificar a política de inclusão educacional como projeto neoliberal em suas repercussões na gestão escolar e no trabalho docente.
PROGRAMA:
UNIDADE 1 – POLÍTICA DE INCLUSÃO
1.1 Racionalidade Neoliberal e Política de Inclusão
1.2 Neoliberalismo: as regras e as condições de inclusão
1.3 Exclusão e inclusão: composição do jogo neoliberal
1.4 Estratégias de educação neoliberal e a inclusão: educar, estar junto, empreender e permanecer incluído
UNIDADE 2 – EFEITOS DA INCLUSÃO NA GESTÃO ESCOLAR E NO TRABALHO DOCENTE
2.1 A inclusão como perspectiva política para a escola e para o trabalho do professor
2.2 A gestão escolar inclusiva
2.3 Constituir-se professor para a escola inclusiva
Bibliografia Básica
MILCHELS, Maria Helena Michels. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n. 33, set./dez., 2006, p. 406-560.
MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n. 33, set./dez., 2006, p. 387-559.
VEIGA-NETO, Alfredo. Incluir para saber. Saber para excluir. In: Revista Pro-posições, v. 12, n. 2-3 (35-36). jul./nov. 2001, p. 22-31.
VEIGA-NETO, Alfredo e LOPES, Maura C. Inclusão como dominação do outro pelo mesmo. In: VII Colóquio Internacional Michel Foucault, em outubro de 2011, na PUC-SP. Acesso em: <http://www.fe.unicamp.br/TEMPORARIOS/veiga-neto-lopes-inclusao-como-dominacao.pdf>
VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura C. Os meninos. In: Educação e Realidade, Porto Alegre: UFRGS, v. 29, n.1, 2004, p. 229-239.
Bibliografia Complementar
POSSA, Leandra Bôer; NAUJORKS, Maria Inês. Efeitos da racionalidade neoliberal nos discursos sobre inclusão: o silêncio docente. In: Revista Educação, Santa Maria: UFSM, v. 38, n. 2, maio/ago. 2013, p. 319-328.
LOPES, Maura C. Inclusão como prática política de governamentalidade. In: LOPES, Maura C.; HATTGE, Morgana D. (orgs.) Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autentica, 2009, p. 107-130.