Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Políticas de Inclusão, Gestão Escolar e Trabalho Docente

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 60

Créditos: 4

Ementa: Políticas de inclusão. A inclusão na gestão educacional/escolar e inter-relações com o trabalho docente. Proposições e articulações para a inclusão escolar.

Bibliografia Básica:

DEACON, R.; PARKER, B. Educação como sujeição e como recusa. In: SILVA, T. T. da. O sujeito da educação: estudos foucautianos. 7 ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2010. p. 97-110.

DUK, C. Educar na Diversidade: material de formação docente. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, DF, Brasília, 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/educarnadiversidade2006.pdf> Acesso em set. 2013.

POPKEWITZ, T. História do Currículo, regulação social e poder. In: SILVA, T. T. da. O sujeito da educação: estudos foucautianos. Petropolis. 7 ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2010. p. 173-210.

POSSA, L. B.; NAUJORKS, M. I. Efeitos da racionalidade neoliberal nos discursos sobre inclusão: o silêncio docente. Revista Educação.  Santa Maria: UFSM,  v. 38,  n. 2, maio/ago. 2013. p. 319-328.

VARELA, J.; ALVAREZ-URIA, F. A Maquinaria escolar. Teoria & Educação. São Paulo, n. 6, p.68-96, 1992. http://dc126.4shared.com/doc/EPPLQoEP/preview.html

VEIGA-NETO, A. Incluir para saber. Saber para excluir. Pro-posições, v. 12, n. 2-3 (35-36). jul./nov. 2001. p. 22-31.

LOPES, M. C.; HATTGE, M. D. (Orgs.). Inclusão Escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Bibliografia Complementar:

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE Nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a-educacao-basica> Acesso em set de 2013.

________. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Decreto nº 6.094/07. Ministério da Educação, 2007

GADELHA, S. Biopolítica, governamentalidade e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GARBINI, F. Z.; BRENDLER, G. G.; CAMPOS, J. D. O. Problematizando a formação docente e a in/exclusão escolar: uma breve análise. In: Anais do IV Congresso Internacional de Educação: Educação, Docência e Humanização. Santa Maria, RS, 2011.

LOCKMANN, K. Inclusão Escolar: saberes que operam para governar a população. Porto Alegre, 2010. Dissertação de Mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/21420> Acesso em out de 2013.

LOPES, M. C. e HATTGE, M. D. (Orgs.). Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autentica, 2009.

NOGUEIRA-RAMIREZ, C. E. Pedagogia e governamentalidade: ou da modernidade como sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

THOMA, A. da S.; HILLESHEIM, B. (Orgs.). Políticas de Inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.