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Políticas, Gestão e Democratização das instituições educativas

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa: Políticas Públicas para a Educação Básica. Concepções e tipos de gestão, de gestor, de instituições educacionais: limites e possibilidades da gestão democrática de qualidade. Princípios e mecanismos de democratização das Instituições Educativas. Gestão dos Programas e Projetos Governamentais nas instituições de educação básica.

Bibliografia Básica:

FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2013.

FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (Orgs.). Gestão da Educação. Impasses, perspectivas e compromissos. 2 ed. SP: Cortez, 2008.

LUCE, M. B. (Org.). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2006.

LUCK, H. A. Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional. 5 ed. Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2006.

OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 2009.

SANTOS, B. de S. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Bibliografia Complementar:

ARAÚJO, S. O. S. Gestão democrática? Os desafios de uma gestão participativa na educação pública em uma sociedade clientelista e oligárquica. Alagoas: Editora UFAL, 2007.

BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br>. Acesso em: 20 jun. 2011.

DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. In: Educação & Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100, p. 921-946, out. 2007.

LUCK, H. A Gestão Participativa na Escola. 10 ed. Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2011.

SANDER, B. Políticas públicas e gestão democrática da educação. Brasília: Líber Livro, 2005.

SAVIANI, D. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100, p. 1.231-1.255. out. 2007.