Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Sim
Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Princípios da pesquisa em educação. Pesquisa nas ciências sociais e humanas. Abordagens epistemológicas. Postura investigativa. Sujeitos e contextos. Políticas e gestão da educação básica e respectivos projetos de pesquisa vinculados as práticas profissionais dos estudantes, no exercício das funções de gestão educacional e/ou escolar.
Bibliografia Básica:
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 14 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2009.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FAZENDA, I. (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 50 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.
Bibliografia Complementar:
ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2008.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1999.
CARVALHO, A. M. P. de. A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos. In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 2, 2002, p. 57-67.
DEMO, P. Pesquisa participante – saber pensar e intervir juntos (Série Pesquisa em Educação). Brasília: Liber Livros, 2004.
FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.