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Qualidade e Gestão Estratégica

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração:

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: Qualidade da educação e políticas educacionais. Avaliação e indicadores de qualidade para a educação básica. Gestão estratégica: metodologias e planejamento estratégico para a qualidade dos contextos educacionais. Docência e qualidade da educação.

Bibliografia Básica:

BONAMINO, A.; FRANCO, C.; ALVES, F. Qualidade do ensino fundamental: políticas, suas possibilidades, seus limites. Educação & Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100, p. 989-1014, out. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1728100.pdf> Acesso em ago de 2013.

DOURADO, L. F.;  OLIVEIRA, J. F. de; SANTOS, C. de A.  A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília-DF: MEC/INEP, 2004. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7BF84EADE4-B76E-49DB-8B35-D196B9568685%7D_DISCUSS%C3%83O%20N%C2%BA%2024.pdf> Acesso em set de 2013.

FREITAS, L. C. Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 92, p. 911-933, Especial Out, 2005.

DAVOK, D. F. Qualidade em Educação. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 505-513, set. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v12n3/a07v12n3.pdf> Acesso set de 2013.

DEMO, P. Educação e qualidade. São Paulo: Papirus, 2002.

OLIVEIRA, D. de P. R. Planejamento Estratégico – Conceitos, Metodologias e Práticas. São Paulo: Atlas, 2004.

RIBEIRO, V. M.; RIBEIRO, V. M.; GUSMÃO, J. B. de. Indicadores de qualidade para a mobilização da escola. In: Cadernos de Pesquisa. v. 35, n. 124, p. 227-251, jan./abr. 2005.

Bibliografia Complementar:

FREITAS. D. N. Avaliação da educação básica e ação normativa federal. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 34, n. 123, p. 663-689, set./dez. 2004.

MOROSINI, M. Qualidade da educação universitária: isoformismo, diversidade e eqüidade. Interface: comunicação, saúde e educação. v. 5. n. 9. Fundação UNI Butucatu, UNESP, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200006&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em ago 2013.

MOROSINI, M. C. (Orgs.). Inovação e qualidade na Universidade [online]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p.287-302. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/cases.pdf> Acesso ago de 2013.

OLIVEIRA, L. M. de. Qualidade em educação: um debate necessário. Passo Fundo: Universidade Educação Básica, 1997.

OLIVEIRA, R. P. de; ARAUJO, G. C. de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito a educação. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a02n28.pdf> Acesso em set de 2013.

RIBEIRO, V. M.; KALOUSTIAN, S. Indicadores da qualidade na educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_indqua.pdf> Acesso em ago de 2013.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez Editora, 2006.