Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Sim
Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional
Carga Horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Qualificação das propostas, interlocução dos estudos com as práticas de gestão permeados com as políticas públicas. Fundamentação teórica. Interlocução com os espaços institucionais das pesquisas com ênfase na inter-relação teoria e prática para a qualificação das políticas e gestão da educação básica no lócus de atuação profissional.
Bibliografia Básica:
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. In: Revista Brasileira de Educação. v. 11 n. 31 jan./abr. 2006, p. 7-18.
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FRANCO, M. L. P. B. Análise do conteúdo. Brasília: Editora Plano, 2003.
HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Tradução por José N. Heck. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
PIMENTA S. G. [et al]. Pesquisa colaborativa na escola como abordagem facilitadora para o desenvolvimento da profissão de professor. In: MARIN, A. J. (Org.). Educação continuada. Campinas: Papirus, 2000.
Bibliografia Complementar:
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas, Autores Associados, 1996.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Editora Plano, 2002.
GOETZ, J.P; LeCOMPTE, M. D. Etnografia y deseño cualitativo en investigación educativa. Madri: Morata, 1988.
IBIAPINA, I. M. L. de M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livros Editora, 2008.
MORAES, R.; LIMA, V. M. do R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendência para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
RICHARDSON, R. [et al]. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador-acadêmico. In: FIORENTINI, D.; GERALDI, C. G. e PEREIRA, E. M. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998.