**Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, ou seja: dois trabalhos completos OU dois resumos OU um trabalho completo e um resumo.
Normas de formatação
Devido aos critérios de publicação definidos pela Comissão Organizadora, em atendimento as normas da ABNT e, também, para o registro de ISBN dos Anais, o(s) autor(es) deverão submeter trabalhos inéditos ao Evento.
Para a submissão dos TEXTOS COMPLETOS as normas de formatação são:
- margem superior e esquerda 3 cm e margem inferior e direita 2 cm;
- título do trabalho em letra maiúscula, centralizado, negritado em fonte Arial tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, em no máximo três linhas;
- nomes completos dos autores (conforme ficha de inscrição), em fonte Arial tamanho 12, alinhados à direita;
- nota de rodapé correspondente a cada autor, em fonte Arial tamanho 10 e espaço simples, contendo sua formação, instituição, e-mail e indicando o apresentador e o professor orientador (se houver);
- número e nome do eixo temático especificado abaixo do nome dos autores em itálico;
- resumo em bloco único, fonte Arial tamanho 10, espaço simples, sem recuo de parágrafo, entre 250 e 350 palavras (incluindo as palavras-chave), abaixo do resumo devem constar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave com letra maiúscula inicial e separadas por ponto final;
- o corpo do texto (introdução contendo apresentação do tema, problema e respectivo(s) objetivo(s) da pesquisa, fundamentação teórica, metodologia, análises, considerações finais e referências) em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 com recuo de parágrafo de 1,25 cm;
- texto entre 10 a 15 páginas incluindo o resumo e as referências;
- citações (diretas e indiretas) e referências deverão ser apresentadas conforme normas da MDT da UFSM (2015);
- os títulos primários das seções do trabalho, em negrito, em letra maiúscula e não devem ser numerados;
- os títulos secundários somente em letra maiúscula e não devem ser numerados;
- entre os parágrafos do texto não pode haver linhas em branco, ou seja, sem espaçamento entre parágrafos conforme exemplificado neste modelo de trabalho. Apenas entre uma seção e outra deixar uma linha em branco de espaçamento 1,5 (antes e depois);
- será permitida a utilização de figuras, gráficos e tabelas, desde que identificados de acordo com as normas da MDT da UFSM (2015);
- os trabalhos deverão ser salvos em dois arquivos em versão Word (formato DOC), identificados de acordo com as seguintes orientações:
- Uma versão do trabalho com identificação: constando o título, o nome dos autores e o eixo dentro do arquivo (texto).
O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 1 abaixo:
Eixo1_NomeCompletodo1ºAutor_CPFdo1ºautor
Exemplo 1: Eixo1_RosadaCosta_45698710109
- Uma versão do trabalho sem identificação: constando apenas o título e o eixo dentro do arquivo, sem o nome dos autores.
O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 2 abaixo:
Eixo1_ CPFdo1ºautor
Exemplo 2: Eixo1_45698710109
Para a submissão dos RESUMOS as normas de formatação são:
- O resumo deverá ser elaborado em bloco único, em uma lauda.
- A fonte é Arial e tamanho 11.
- Espaço simples entre linhas,sem recuo de parágrafo.
- As margens superior e esquerda – 3 cm, inferior e direita – 2 cm .
- Abaixo do resumo devem constar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave com letra maiúscula inicial e separadas por ponto final.
- O texto do resumo deverá apresentar a temática norteadora, o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada, as principais fontes teóricas que fundamentam o relato de experiência ou a pesquisa, os principais resultados e as conclusões de maneira geral.
- Os resumos deverão ser salvos em dois arquivos em versão Word (formato DOC), identificados de acordo com as orientações abaixo:
- Uma versão do trabalho com identificação: constando o título, o nome dos autores e o eixo dentro do arquivo (texto).
O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 1 abaixo:
Eixo1_NomeCompletodo1ºAutor_CPFdo1ºautor
Exemplo 1: Eixo1_RosadaCosta_45698710109
- Uma versão do trabalho sem identificação: constando apenas o título e o eixo dentro do arquivo, sem o nome dos autores.
O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 2 abaixo:
Eixo1_ CPFdo1ºautor
Exemplo 2: Eixo1_45698710109
**Não serão encaminhados trabalhos para avaliação pela Comissão Científica cujos autores não tenham efetuado a inscrição no site do evento e o pagamento da taxa de inscrição (conforme orientações), bem como não tenham considerado as normas de formatação do trabalho.
Normas de envio do(s) trabalho(s)
- O(s) trabalho(s) só poderão ser submetidos ao eixo temático se todos os autores tiverem realizado a sua inscrição no site do evento e respectivo pagamento de inscrição;
- Os arquivos do(s) trabalho(s) deverão ser enviados somente pelo autor apresentador do trabalho, para o endereço de e-mail do eixo temático escolhido;
- Para envio de trabalho(s) será necessário anexar no e-mail dois arquivos: um com identificação dos autores e outro sem identificação dos autores (conforme as normas de formatação item “n”);
Eixo 1 – Gestão da educação básica e superior
E-mail: eixo1seminarioufsm@gmail.com
Eixo 2 – Formação de professores
E-mail: eixo2seminarioufsm@gmail.com
Eixo 3 – Práticas pedagógicas na educação básica e superior
E-mail: eixo3seminarioufsm@gmail.com
Eixo 4 – Educação e inclusão
E-mail: eixo4seminarioufsm@gmail.com
- os coordenadores dos eixos temáticos somente responderão por e-mail a dúvidas relacionadas as normas de formatação e ao envio de trabalhos. Demais dúvidas e solicitações deverão ser encaminhadas pelo endereço de e-mail: seminarioufsm@gmail.com