Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trabalhos

TRABALHOS CIENTÍFICOS

Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, em que conste seu nome como autor ou coautor. Professores orientadores, desde que sinalizado no trabalho sua situação de orientação, poderão ultrapassar esse número de trabalhos.


TRABALHO COMPLETO submetido para comunicação oral é constituído de um único texto de até 15 laudas, que pode ser organizado por no máximo quatro autores mais o professor orientador, que poderá ser sinalizado como coautor ou orientador.

Essa modalidade de trabalho está relacionada ao relato fundamentado de pesquisas teóricas e/ou empíricas concluídas ou em andamento, e deverá inserir-se em um dos quatro eixos do evento.

A apresentação do trabalho se dará de forma oral, com tempo de 15 minutos, em um grupo de até 10 trabalhos, com discussão durante as apresentações.


RESUMO submetido para apresentação na forma de pôster é constituído de um texto em bloco, em no máximo uma lauda, que pode ser organizado por no máximo três autoresmais o professor orientador, que poderá ser sinalizado como autor ou coautor ou orientador.

Essa modalidade de trabalho está relacionada ao relato de experiência profissional ou em projetos, assim como pesquisas teóricas e/ou empíricas concluídas ou em andamento, e deverá inserir-se em um dos quatro eixos do evento.

A apresentação do pôster se dará de forma oral.

Normas para pôster

Os participantes do evento que tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação em pôster, deverão seguir as regras para organização e impressão conforme o que segue:

  1. Dimensões do pôster (banner): largura mínima e máxima 0,80cm; altura mínima 1,00 m e máxima 1,20cm
  2. O pôster poderá ser impresso em papel ou em lona;
  3. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.
  4. Deverá constar no pôster:
  • Nome do Evento (o logo é opcional);
  • Título do trabalho conforme resumo aprovado;
  • Nome dos autores e instituição dos mesmos, incluindo orientador(es);
  • No mínimo contemplar: introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências;
  • Utilizar texto, figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis, de acordo com a proposta do resumo aprovado.

 


*Todo o acadêmico de graduação e pós-graduação (especialização e mestrado), que submeter um trabalho (resumo ou artigo completo), deverá ter o nome de um professor orientador no trabalho.

Critérios de avaliação de trabalhos

  • relevância e pertinência a um dos eixos temáticos propostos pelo evento;
  • relação direta com a temática central do evento;
  • consistência teórica que enfatize as principais questões e os referenciais mais significativos que sustentam o trabalho;
  • coerência interna entre questões de pesquisa e abordagens teóricas para os textos relacionados a comunicação oral, para trabalhos completos;
  • os trabalhos que observam as normas de formatação do evento;
  • os trabalhos salvos em versão Word (formato DOC) e identificados conforme as normas.