Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes do Técnico em Fruticultura fazem visita técnica a produtores de Morangos e Bananas em Itaara



No dia 11 de junho, o Curso Técnico em Fruticultura teve o seu terceiro encontro presencial.
Na parte da manhã, os alunos vivenciaram uma aula presencial de cada uma das disciplina oferecidas neste bloco: Educação a distância e Moodle; Agroclimatologia Agrícola; Princípios da Agroecologia, e; Introdução à Fruticultura, Empreendedorismo e Experiências Organizativas. Nesse período os professores fizeram uma revisão de conteúdo desse primeiro bloco, sanando dúvidas, além de trazer novos elementos para reflexão.
No período da tarde, a turma fez visitas técnicas a duas propriedades que trabalham com fruticultura no município de Itaara, RS.
Na Granja Abreu, os alunos vivenciaram uma produção de bananas em sistema de produção em agrofloresta, com todo o manejo feito de forma manual e com tecnologias voltadas à produção orgânica. O produtor Eleson de Abreu, também participante do projeto Polifeira do Agricultor da UFSM, está buscando desenvolver sua propriedade como unidade de turismo, com uma trilha que atravessa o sistema produtivo. Os estudantes tiveram a oportunidade de serem os pioneiros nessa travessia. Toda a produção de bananas é comercializada para mercados de venda direta e para mercados da alimentação escolar.
A segunda visita foi realizada ao Sítio dos Sonhos de propriedade do Eng. Agrônomo Daniel Santos, que trabalha com a produção de morangos em sistema semi-hidropônico. Os alunos aprenderam sobre o manejo do morango sem defensivos químicos, ponto e época de colheita, cultivares e o mercado de morangos na região de Santa Maria. O produtor também demonstrou para os estudantes que é possível produzir e ter uma boa renda com a atividade, investindo nesse mercado de venda direta.
O objetivo dessas visitas técnicas tem sido o de colocar os estudantes em contato com as realidades da fruticultura, aprofundar conceitos discutidos em aula, bem como abrir espaços para práticas com maior interação com o mundo do trabalho.
Os alunos foram acompanhados pelos professores Gustavo Pinto da Silva, Alessandro Miola, Tatiana Taschetto Fiorin, Róberson Macedo, e também pela bolsista Pietra Costa Putarov. Também participou o técnico da Emater-RS/ASCAR de Itaara Aliel Freitas, o qual fez contato com os agricultores e acompanhou as visitas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-199

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes