Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso Técnico em Fruticultura esteve no museu de solos e promoveu aprendizagem prática com visitas técnicas e plantio de mudas na região central do RS



As atividades constituem um dos diferenciais do Curso Técnico em Fruticultura EAD do Politécnico da UFSM e acontecem em diferentes propriedades com foco na Fruticultura no Sul do Brasil

Alunos e professores do Curso de Fruticultura durante visita técnica (Foto: Coordenação)

O Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem se destacado por suas metodologias de ensino inovadoras e enriquecedoras, proporcionando aos alunos uma formação sólida e prática na área da fruticultura. Nesse sábado, 15/07, os estudantes vivenciaram uma experiência enriquecedora através de visitas técnicas e práticas de plantio de mudas, consolidando o conhecimento teórico adquirido nas aulas síncronas e assíncronas.

Na parte da manhã, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o renomado Museu de Solos da UFSM, onde foram conduzidos em uma aula pelo Prof. Adão Leonel Mello Corcini, especialista na disciplina de Uso e Manejo em Solos de Pomares. Durante a visita, os estudantes puderam visualizar e conhecer os diferentes tipos de solo presentes na região, compreendendo como cada um deles influencia diretamente no cultivo de frutíferas. Essa abordagem prática proporcionou aos alunos uma conexão entre a teoria e a realidade, agregando uma nova dimensão ao aprendizado.

Foto: Na manhã fria de Santa Maria, os estudantes compreenderam conceitos importantes do manejo e conservação de solos na área de Fruticultura.

Já no turno da tarde, foi realizada uma visita técnica à propriedade da empresa Nocevita, acompanhada pelo Prof. Diniz Fronza na disciplina de Implantação de Pomares. Nessa oportunidade, os estudantes foram recebidos pelo proprietário Waldir Lopes, onde puderam vivenciar de perto o funcionamento do sistema de irrigação da noz-pecã, uma das culturas frutíferas de destaque no mercado agrícola. Além disso, a visita permitiu que os alunos observassem todo o processo de produção e processamento da noz-pecã, desde o plantio até o produto final. Essa imersão prática no ambiente agrícola proporcionou uma compreensão mais abrangente dos desafios e oportunidades presentes no setor fruticultor.

Foto: Prof. Diniz Fronza explicando o funcionamento do sistema de irrigação e o manejo de pomares.

Na segunda parte da tarde, os alunos tiveram uma experiência prática valiosa ao participar do plantio de mudas, sob a orientação do corpo docente do curso. Essa atividade permitiu que os estudantes aplicassem conceitos fundamentais adquiridos nas aulas, compreendendo na prática os processos envolvidos na implantação de pomares. O contato direto com o manejo das mudas reforçou a importância da experiência prática como uma estratégia de aprendizagem significativa e eficaz.

Através dessas metodologias de ensino que enfatizam a aprendizagem prática e as visitas técnicas, o Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM demonstra seu comprometimento em preparar profissionais altamente qualificados para o mercado frutícola. A integração entre teoria e prática proporciona aos alunos uma formação completa, preparando-os para enfrentar os desafios do setor com conhecimento, habilidades e confiança.

Foto: Plantio de mudas na área do Colégio Politécnico da UFSM.

Essa abordagem pedagógica inovadora tem recebido reconhecimento entre os alunos, que destacam a relevância das experiências vivenciadas durante o curso para a construção de uma carreira sólida na fruticultura. A formação técnica e a compreensão das práticas reais do campo tornam os alunos do Colégio Politécnico da UFSM aptos a contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no país.

Com o compromisso contínuo de oferecer um ensino de excelência, o Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM continua a investir em metodologias inovadoras, estabelecendo-se como uma referência na formação de profissionais para o setor agrícola, em especial, para o ramo da fruticultura.

(Texto: Coordenação Curso Técnico em Fruticultura)
…….
Acompanhe mais ações do Curso Técnico em Fruticultura EAD no site e nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-335

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes