Ir para o conteúdo Técnico em Alimentos Ir para o menu Técnico em Alimentos Ir para a busca no site Técnico em Alimentos Ir para o rodapé Técnico em Alimentos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratórios do curso Técnico em Alimentos recebem visita de alunos de curso ofertado no Projeto Progredir



Na última sexta-feira (10/06), os laboratórios do curso Técnico em Alimentos receberam as cursistas da Oficina de geleias e conservas vegetais, de Dona Francisca. Esta oficina foi proposta dentro do projeto Progredir, uma iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal de Santa Maria.
No Laboratório de Carnes, onde foram recebidas pelo Prof. Volmir Polli, as cursistas tiveram a oportunidade de conhecer todo o fluxo de atividades do local, como sala de abate, câmara-fria, sala de processamento, sala de aditivos, sala de embutidos, sala de produtos cozidos, sala de defumação, área de expedição, entre outros.
No Laboratório de Leites, as cursistas foram recebidas pelo Prof. Volmir Polli e pelo servidor Dejanir Pissinin, onde além de conhecer o local, participaram da prática demonstrativa de iogurte batido, iogurte cremoso e queijo recheado com goiabada.
No Laboratório de frutas, hortaliças e panificação, as cursistas foram recebidas pela Prof.ª Marlene Lovatto, Prof.ª Magda Monego e Drª Karem Vieira. Na ocasião, foram apresentados os principais equipamentos e utensílios necessários para produzir com qualidade.  Também foram apresentados os seguintes produtos: geleias, doces cremosos, doces em calda, frutas dessecadas, conservas ácidas e seleta de legumes. Foram ressaltados os cuidados fundamentais para manutenção da qualidade dos produtos ao longo da conservação, como por exemplo a escolha da embalagem. Como atividade prática, foi conduzida a preparação de geleia, que foi constituída de vinho branco e cubos de abacaxi, para tal foram demonstrados os cálculos para formulação do produto que foi adicionado de pectina, ácido e sacarose. Também foi apresentado o método de enchimento das embalagens a quente. Assim foi possível complementar os conteúdos estudados anteriormente.
As cursistas vieram acompanhadas da senhora Angela Serafin, chefe de equipe do CRAS e Gestora municipal dos Programas Sociais de Dona Francisca, RS.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-576-235

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes