Ir para o conteúdo Técnico em Alimentos Ir para o menu Técnico em Alimentos Ir para a busca no site Técnico em Alimentos Ir para o rodapé Técnico em Alimentos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes realizaram visita técnica na Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico e na vinícola Val Feltrina



Nesta manhã, 25 de outubro, estudantes do quarto semestre do curso Técnico em Alimentos realizaram visita técnica à Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico e à vinícola Val Feltrina vinhos e uva.
Na Usina Piloto de Etanol, coordenada pelo Prof. Filipe Donato, a visita foi conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Daniel Pazzini, o qual apresentou o fluxo de atividades e a obtenção de álcool por diferentes matérias-primas, como cana-de-açúcar, batata, milho, trigo, triticale, entre outas. Ainda, foi apresentado o processo de transformação de bebidas alcoólicas com alto teor alcoólico apreendidas pela Receita Federal em álcool, o qual é utilizado como etanol combustível para abastecimento dos veículos da Instituição e como matéria-prima para produção de álcool 70⁰ INPM e álcool glicerinado.

Estudantes na Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico da UFSM

No segundo momento, a turma realizou visita técnica na vinícola Val Feltrina, vinhos e uva, conduzida pelo proprietário, enólogo Rafael Torri. Na ocasião, foram apresentadas as instalações, os equipamentos e o processo de produção de suco de uva, bem como o processo de vinificação em branco e em tinto. Os principais produtos comercializado na vinícola são suco de uva, vinho tinto Bordô, vinho branco niágara, vinho Lorena. Também comercializa o vinho fino Cabernet Sauvignon e Merlot.

Vinhos Val Feltrina está localizada no Caminho da uva e das águas, em Val Feltrina, localização. Contato (55) 99676-7665.

As atividades foram propostas na disciplina Tecnologia de Bebidas, sob responsabilidade da Profª Magda Monego.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-576-391

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes