Ir para o conteúdo Técnico em Alimentos Ir para o menu Técnico em Alimentos Ir para a busca no site Técnico em Alimentos Ir para o rodapé Técnico em Alimentos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisa desenvolvida no TCC origina publicação de capítulo e Food Tech



Karem Vieira

Sou Karem Vieira, concluí o curso Técnico em Alimentos no Colégio Politécnico da UFSM em setembro de 2022. Durante o curso participei do Projeto Aproveitamento de nozes para desenvolvimento de novos produtos (n. 056662), no qual foram desenvolvidos alguns produtos tendo como base co-produtos de noz-pecan. Os resultados deste trabalho foram apresentados como Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “Aproveitamento de co-produto do processamento de noz-pecan”, contando com a colaboração de acadêmicos de diferentes cursos técnico, Ensino Médio e servidores públicos, para realizar a análise de intensão de compra.

Em 31 de agosto de 2022, foi publicado uma revisão bibliográfica na forma de Capítulo de Livro, intitulado Co-produtos elaborados a partir de noz-pecan: uma revisão, pela Editora Agron Food Academy, possuindo o DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539695-18. Neste trabalho, os principais tópicos abordados foram abordados histórico da pecanicultura no Brasil e no mundo, produção e comercialização de noz-pecan, composição físico-química, benefícios à saúde do consumidor, operações de processamento, co-produtos gerados e potenciais aplicações.

Resumo do capítulo

A partir dos resultados deste trabalho, um projeto denominado com.alimentos foi submetido ao edital de pré-incubação da Incubadora Pulsar da UFSM, no qual foi selecionado e os integrantes do projeto têm participado até o momento de mentorias para elaboração de um plano de negócios e assim colocar em prática o funcionamento da Food Tech.  A Food Tech com.alimentos tem como Sócia Fundadora, Karem Vieira {CEO}, e conta com a colaboração da professora do curso Técnico em Alimentos e sócia Profª Drª Marlene Lovatto {Advisor}, no qual contribui com ideias e é apoiadora no desenvolvimento deste projeto.

A Food Tech tem como foco auxiliar produtores e indústrias processadoras de noz-pecan que tenham interesse em desenvolver produtos alimentícios ou melhorias de processo em sua propriedade, contribuindo assim para um aumento de disponibilidade de produtos a base de pecans no mercado, que até o momento é pequena a presença destes produtos. Além de agregar valor a co-produtos de noz pecan, almejando um maior retorno financeiro ao pecanicultor. Destaca-se que um destes co-produtos são as pecans quebradas no processo de descasque; no qual há uma perca para o pecanicultor de aproximadamente 30% de pecans nesta etapa.

Para acompanhar mais de perto os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, convido vocês a seguirem a página oficial da Food Tech @com.alimentos, no qual tem sido realizado postagens a respeito do projeto, e também minha rede social @karem_vieira, para que possam ficar cada vez mais informados.

Texto e imagens: Karem Vieira

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-576-398

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes