Ir para o conteúdo Técnico em Alimentos Ir para o menu Técnico em Alimentos Ir para a busca no site Técnico em Alimentos Ir para o rodapé Técnico em Alimentos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Produção e qualidade da cachaça é ofertado no Colégio Politécnico



No dia 13 de dezembro, ocorreu o curso “Produção e qualidade da cachaça”, ministrado pelo Prof. Juan Marcel Frighetto, professor do IFF Jaguari e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSM. Com o objetivo de popularizar o conhecimento técnico-científico da bebida, o curso foi estruturado nos seguintes tópicos: definições, produção da cachaça, padronização do produto, legislação e análise sensorial.

Após a explanação teórica, foi realizado treinamento olfativo com quinze padrões para testar o reconhecimento de odores e treinamento gustativo com cinco padrões para testar a identificação de gostos básicos. Após os testes, os participantes tiveram a oportunidade de realizar a análise sensorial de dois rótulos testes de cachaça e cachaça envelhecida e um rótulo comercial de marca renomada.

O curso foi aberto ao público em geral e contou com a participação de estudantes dos cursos Técnico em Agricultura, Técnico em Alimentos, Técnico em Fruticultura, Tecnologia em Agronegócio, Agronomia e pessoas da comunidade. A atividade foi uma ação dos projetos de ensino “Laboratório de Tecnologia de Bebidas” (058648), de extensão “Estratégias e ações para promoção do curso Técnico em Alimentos” (058728) e da disciplina Popularização da Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), da UFSM.

Texto: Professora Magda Monego

Fotos: Magda Monego

Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-576-533

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes