Ir para o conteúdo Técnico em Alimentos Ir para o menu Técnico em Alimentos Ir para a busca no site Técnico em Alimentos Ir para o rodapé Técnico em Alimentos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico da UFSM encerra mais um curso de Oficina de Culinária

A entrega dos certificados foi dia 16 de janeiro, quando ocorreu a última aula da turma de São João do Polêsine, com o tema pizza



A Oficina de Culinária Básica, ministrada pelas instrutoras Bianca Alves e Karem Vieira, egressas do curso Técnico em Alimentos, sob orientação da Profª Magda Monego, foi desenvolvida em 10 encontros, com as temáticas: risoto, molhos e acompanhamentos, geleias, cucas e panetones, conservas de hortaliças, panificados, salgados de festa, massas artesanais, prova prática e pizzas.  No total foram produzidas mais de 80 formulações diferentes, entre modos de preparo e sabores diferenciados. Ao final de cada aula, os produtos eram degustados pelas participantes e dividido entre as cursistas.

No decorrer do curso, as participantes desfrutaram de uma valiosa oportunidade de crescimento e desenvolvimento, aprenderam novos métodos e técnicas, aprimorando suas habilidades, ampliando horizontes e estreitando laços de amizade. As instrutoras, por sua vez, compartilharam saberes e experiências, enriquecendo ainda mais a jornada educacional. O curso se consolidou como um espaço profícuo para o aprendizado mútuo, evidenciando a importância da troca de conhecimentos e a construção coletiva do saber, declara a professora Magda.

Ainda, mesmo com o encerramento deste ciclo do programa, a rede de contatos e de conexões se mantém no território, reforçando o compromisso da Universidade com a Quarta Colônia. Magda também lembrou a importância do Progredir para a autoestima das participantes e do incentivo para que elas acreditassem em si mesmas ao concluir as formações.

Com 17 cursistas concluintes, a cerimônia de entrega de certificados, que ocorreu dia 16 de janeiro,  contou com a presença de Angelita Zimmermann, responsável técnica pelo Progredir na PRE/UFSM e da Cristiane Celi Schiham Antunes, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que também participou do curso.

“Pra nós é sempre uma alegria participar dos momentos de formatura do Progredir. O curso de Culinária Básica foi um dos mais pedidos e desenvolvidos no Geoparque Quarta Colônia durante os dois anos do programa e certifica, mais uma vez, a importância de uma qualificação profissional de qualidade, necessária ao desenvolvimento sustentável da Quarta Colônia como um todo. Mais que isso, empodera as pessoas individual e coletivamente no lugar de vida pela importância e reconhecimento do seu trabalho quotidiano. O momento de receber o certificado reverbera a alegria, a força do conhecimento, das trocas entre professores e estudantes, especialmente do grupo de mulheres que compartilhou significativos depoimentos agradecendo a oportunidade a todos os envolvidos, UFSM, professores, a estrutura da cozinha -escola, prefeitura de São João do Polêsine, cuidadoras, equipes, etc. Fica estampada uma alegria e um brilho no olhar singulares de quem produziu muitos aprendizados e novas relações sociais com o próprio território”, comenta Angelita.

Para Cristiane, o encerramento foi “uma tarde maravilhosa, com muito aprendizado, conversas, trocas de ideias, recheado de carinho. A paciência e o cuidado que as professoras sempre tiveram com as cursistas, contribuíram para que fossem horas agradáveis. Não foram somente alunos e professores, nesses dias fomos uma família, e os produtos que foram apresentados, não são somente comidas, são pitadas de amor, dosadas com aqueles toques da vovó, da mamãe. Eu realmente amei esse curso, me abriu portas, aprendi muito, será algo que carregarei pra vida, tanto no pessoal como no profissional”.

Para Bianca Alves, egressa do Técnico em Alimentos e instrutora da oficina, ministrar a oficina é gratificante como profissional da área, mas também de grande aprendizagem.  “É de grande aprendizagem, pois através destas oportunidades que são oferecidas , podemos passar um pouco do conhecimento e da prática adquiridos durante todo o curso de Técnico em Alimentos. Nestas aulas dadas nas oficinas, o objetivo principal é passar para os cursistas, como podemos trabalhar com os alimentos, seus métodos de conservação e preparações, muitas vezes que para alguns são do seu dia-a-dia, mas que possibilitam um aproveitamento melhor do tempo e qualidade”.

“Como professora instrutora do progredir Geoparque Quarta Colônia, sinto-me gratificada por ter feito parte desse processo, testemunhando não apenas o desenvolvimento de habilidades culinárias dos alunos que participaram ativamente, mas também a construção da minha vida profissional que através dessa oportunidade cedida pela professora Magda Monego do Curso Técnico em Alimentos do Colégio Politécnico da UFSM, e também a Pró Reitoria de Extensão, pude vislumbrar métodos de ensino a serem aplicados para diferentes comunidades unidas, que são resilientes e apreciadores da riqueza cultural que a gastronomia pode proporcionar”, declara Karem Rodrigues.

As aulas teórico-práticas foram conduzidas nas dependências da Casa Museu I João Luiz Pozzobon, no Laboratório de frutas e hortaliças e panificação do Colégio Politécnico da UFSM e na Cozinha Escola UFSM Silveira. Durante o curso, as cursistas tiveram também a oportunidade de conhecer alguns espaços do Colégio Politécnico da UFSM, visitaram o Espaço Pachamama, o Laboratório de Espécies Nativas é Práticas Ambientais, o Laboratório de Leites e derivados, o Laboratório de Processamento de Frutas e Hortaliças, o Laboratório de Panificação, a Floresce UFSM – Floricultura Escola do Colégio Politécnico da UFSM e finalizaram a visita na Polifeira. As crianças que acompanhavam as cursistas tiveram a oportunidade de passar a tarde no Espaço Pachamama, realizando atividades lúdicas.

A Oficina de culinária básica já foi ofertada em Agudo, em abril de 2023, com 25 concluintes e em Restinga Seca, em outubro de 2023, com 57 concluintes. Ação do Projeto de Extensão intitulado “Ações de capacitação e qualificação profissional para o processamento de alimentos e seus impactos sociais”, a Oficina de Culinária Básica foi selecionada no Edital Nº 70/2022 PRE/UFSM PROGREDIR GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA, do projeto Progredir, uma iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo é ofertar alternativas à economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente e incentivo à geração de renda.

Para 2024, estão previstas  para ocorrer em Santa Maria três oficinas selecionadas no EDITAL 049/2023/PRE/UFSM, PROGREDIR SANTA MARIA.

– Março – Curso Culinária com Reaproveitamento de Alimentos, professoras Andréia Cirolini e Karem Rodrigues Vieira – 50 h

– Maio – Elaboração de biscoitos e massas alimentícias, professoras Magda Aita Monego e Karem Rodrigues Vieira – 50 h

– Agosto – Elaboração de geleias e conservas de hortaliças, professoras Magda Aita Monego e Karem Rodrigues Vieira – 50 h

Acompanhe alguns momentos das aulas no perfil @tecnicoalimentosufsm do Instagram.

Abaixo mais fotos do curso em São João do Polêsine.

Texto: Magda Monego

Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico

Fotos: Magda Monego

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-576-550

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes