
Dia 19 de julho, ocorreu a última aula do curso Cozinha Empreendedora: Sabores, Técnicas e Oportunidades, com a temática pizza. Com carga horária total de 52 h, o curso foi desenvolvido em 8 dias, sendo seis dias no CRAS Sul de Caçapava do Sul e dois dias no Laboratório de Panificação, Frutas e Hortaliças, do Colégio Politécnico da UFSM, onde além de participar das aulas práticas, os cursistas tiveram oportunidade de visitar o Laboratório de Fruticultura e a Floresce UFSM – Floricultura Escola do Colégio Politécnico da UFSM.
Ao longo das aulas foram desenvolvidas catorze temáticas: geleias, doce em massa, fruta em calda, conservas de hortaliças, molhos e antepastos, cucas, biscoitos, focaccia, massas artesanais, bolos, rapaduras, risotos, salgados de festa e pizza; totalizando mais de cem formulações diferentes, entre modos de preparo e sabores diferenciados. Ao final de cada aula, os produtos eram degustados e o restante era dividido entre os cursistas.
O curso foi ministrado pelas instrutoras Gianne Pinheiro, Karem Rodrigues, Lidiane Lemos e Luciane Priebe, estudantes do curso Técnico em Alimentos, sob orientação da Profª Magda Monego.
Com 18 cursistas concluintes, a aula de encerramento do curso contou com a presença da Angelita Zimmermann, coordenadora do Progredir Geoparque Caçapava e Rone Maria Rachele, da Subdivisão de Divulgação e Editoração, da Pró-Reitoria de Extensão, da UFSM.
Para Ana Cláudia Santos Assunção, cursista, foi uma jornada culinária que explorou a diversidade da gastronomia desde técnicas de preparo até a história dos alimentos, com harmonização de pratos para desenvolver a criatividade e explorar as combinações técnicas, inovando a nossa cozinha e nos dando oportunidade de aprender a não desperdiçar alimentos.
O curso foi maravilhoso, de grande aprendizado. Mostrou o quanto somos capazes de fazer coisas incríveis. Sempre fui apaixonada pela arte da culinária, mas a vida me levou por caminhos difíceis; e o curso acendeu em mim todos os meus sonhos, projetos e o amor que sempre tive pela culinária estavam guardados dentro de mim. Prometo pôr em prática várias das receitas e técnicas que nos foram ensinadas. Obrigada professora Magda e sua equipe maravilhosa. Só gratidão por ter participado, comentou a cursista Raquel Ferreira de Oliveira.
Inês Ramires, Instrutora Social do CRAS e cursista, comentou “A maior virtude do ser humano, é a simplicidade e a humildade de ensinar sem se impor. É ter o olhar acolhedor, e um sorriso que encanta, essa e a professora Magda e sua equipe incrível. Gratidão gurias, muito, muito obrigado de coração. Tenham certeza que fizeram a diferença nas vidas de todas as alunas do curso Cozinha Empreendedora.”
A cada aula, foi possível acompanhar de perto o crescimento e a dedicação de pessoas dispostas a aprender, se reinventar e encontrar na culinária uma oportunidade de transformação. Mais do que ensinar técnicas e receitas, vivenciamos trocas de experiências, histórias e incentivo ao empreendedorismo com criatividade, simplicidade e força de vontade, comentou Luciane Priebe, instrutora do curso.

Para prof. Magda, o curso Cozinha Empreendedora: sabores, técnicas e oportunidades foi uma vivência rica e transformadora. Mais do que receitas, construímos com os cursistas uma rede de troca de saberes, afetos e incentivo ao processamento de alimentos e empreendedorismo. A participação das bolsistas foi fundamental na condução das práticas, fortalecendo sua formação acadêmica, ampliando a compreensão da realidade social e reafirmando o papel da universidade na extensão.
A educação é sempre um encontro que transforma! As relações e trocas do progredir tem mostrado também esse reencontro de cada pessoa consigo mesma! Obrigada turma linda, vocês brilham muito, comentou Angelita Zimmermann, responsável técnica pelo Progredir Geoparque/PRE-UFSM.
Ação do Projeto de Extensão intitulado “Ações de capacitação e qualificação profissional para o processamento de alimentos e seus impactos sociais” (057138), o curso Cozinha Empreendedora: Sabores, Técnicas e Oportunidades foi selecionado no EDITAL No 014/2024 PRE/UFSM, PROGREDIR GEOPARQUE CAÇAPAVA. O Programa Progredir é resultado de uma parceria entre a UFSM, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os Cras Sul e Floresta de Caçapava do Sul e o Geoparque Caçapava.









Veja o que foi produzido no curso em @lab.pfh.poli.ufsm.
Reels produzidos: Reels 1; Reels 2; Reels 3; Reels 4 ; Reels 5; Reels 6; Reels 7 ; Reels 8 ; Reels 9 ; Reels 10 ; Reels 11; Reels 12 ; Reels 13 ; Reels 14 ; Reels 15 ; Reels 16 ; Reels 17 ; Reels 18 ; Reels 19 ; Reels 20 ; Reels 21 ; Reels 22 ; Reels 23
Texto e fotos: professora Magda Aita Monego