Ir para o conteúdo LABART Ir para o menu LABART Ir para a busca no site LABART Ir para o rodapé LABART
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Equipe

Andrea Capssa de Lima Lattes 


Doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGART/UFSM (2019 -). Mestre em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia PPGART/UFSM (2017) – Bolsista CAPES. Bacharel em Artes Visuais UFSM. Áreas de interesse: história da arte, curadoria, mercado de arte e arte e tecnologia. Integrante do grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq e do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. Sócia proprietária da MOBLANC Galeria e Acervo | Link.

 
Alice Zanini Siqueira | Lattes
 
Graduanda em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica/UFSM, com interesse em história da arte. Integrante do Laboratório de Pesquisa Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM.
 
 
 
 
 
 
Camila Zappe | Lattes | Portfólio
 
 
Doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGART/UFSM (2019 -). Mestre em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia pelo PPGART/UFSM (2018) – Bolsista CAPES. Especialista em Design de Superfície UFSM (2015). Bacharel em Artes Visuais UFSM, com ênfase em Design de Superfície e Estamparia (2010). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design/CNPq, e do Grupo de Pesquisa em Fotografia/CNPq. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Design de Superfície/CNPq. Áreas de principal atuação: artes visuais, arte e tecnologia e design de superfície. (2007 – 2011).
 
 

Carlos Donaduzzi | Lattes | Portfólio

Artista Visual. Doutorando em Artes Visuais no PPGAV/UFRGS (2017 -). Foi bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial B no projeto Neuroarte: Museu Itinerante de Neurociência, Arte e Tecnologia. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia com pesquisa nas áreas de fotografia e vídeo (2014). Bacharel em Artes Visuais UFSM. Tem experiências nas áreas de animação (stop motion) e fotografia cinematográfica. Integrante do Grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq e do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART.
 
 
 

Cristina Landerdahl | Lattes

Mestranda em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia PPGART/UFSM (2017 -) – Bolsista CAPES. Bacharel em Desenho Industrial pela UFSM (2001). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design, arte contemporânea, tecnologia, edição e manipulação de imagens digitais e ilustração. Foi curadora de 3 exposições na cidade de Santa Maria. Suas áreas de interesse são Arte Contemporânea, Arte e Tecnologia, Arte Digital, Preservação Digital e Preservação em Arte Contemporânea. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, e do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART.

 

Daniel Jaenisch Lopes | Lattes

Graduando em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2017-). Bolsista Residência Pedagógica CAPES (2018-) . Participante do Laboratório de Pesquisa Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Arte e Tecnologia (2018-). Monitor da disciplina Arte Contemporânea, Ciência e Tecnologia: História, Teoria e Crítica, durante o segundo semestre de 2019. Interesses de pesquisa arte e tecnologia, mediação, realidade aumentada, realidade virtual.

 

 

 

Darci Raquel Fonseca | Lattes

Pós-Doutorado pela Université de Paris 8 Vincennes Saint-Denis. Doutora em Estética, ciências e tecnologia das artes, especialidade em Artes Plásticas/fotografia, pela Universidade de Paris 8. Mestrado em Estética e DEA em teoria e prática fotográfica na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne. Realizou formação universitária em Artes Plásticas e Educação Artística na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), São Paulo. Expõe no Brasil, na França e em outros paises estrangeiros. Tem suas fotos publicadas em revistas, jornais, cartões postais e uma série de fotos adquiridas pela BNF (Biblioteca nacional da França). Atua nas áreas de fotografia, teoria e prática laboratório analógico e fotografia digital, estética e história da fotografia. Professora pesquisadora na UFSM e coordenadora do Grupo de pesquisa LabFoto/CNPq.

 

Dieina Marin | Lattes

Graduada em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica/UFSM. Bolsista voluntária na disciplina de Apreciação II/Artes Visuais/UFSM e Monitor da disciplina História da Arte II. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART.

 

 

Fernanda Pizzutti Codinotti | Lattes | Portfólio

Mestranda em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia pelo PPGART/UFSM (2018-) – Bolsista CAPES. Artista Visual. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Tem experiência na área de Fotografia e vídeo. É Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART. Participa do Grupo de pesquisa em Fotografia/LabFoto. Desenvolve investigação fotográfica na área do retrato.

 

Fernando Codevilla | Lattes | Portfólio

Doutor em Artes pela UNESP (2015), mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM, na linha Arte e Tecnologia (2011), graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela UFSM (2006). Atualmente é professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Tem experiência em artes visuais, audiovisual e fotografia. Integra o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais – LABART, e o grupo GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências Arte Ciência e Tecnologia/UNESP.

 

Flávia Queiroz Pereira de Jesus | Lattes

Graduanda em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica/UFSM, com interesse em curadoria, mediação e história da arte. Bolsista PROBIC/FAPERGS (2018) no Laboratório de Pesquisa Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM.

 

 

Juliana Vizzotto | Lattes

Professora adjunta do Departamento de Eletrônica e Computação da UFSM. Possui Graduação em Ciência da Computação pela UCPel (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Ciência da Computação pela UFRGS. Durante o período do doutorado, realizou estágio sanduíche na Indiana University, EUA. Sua tese de doutorado recebeu em 2007 o Terceiro lugar no Concurso Brasileiro de Teses em Computação provido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Foi bolsista PCI do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como analista de sistemas na área de computação aplicada à meteorologia. Seus interesses de pesquisa incluem as áreas de fundamentos da computação e programação. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART.

 

Leonardo Prietto Burmann | Lattes

Graduando em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica/UFSM. Integrante do Laboratório de Pesquisa Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM.

 

 

 

  Manoela Vares | Lattes

Doutoranda em Artes Visuais PPGAV/UFRGS (2018 -). Mestre em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGART/UFSM (2013) – Bolsista CAPES. Bolsista de apoio Técnico em Extensão no País A no Projeto Neuroarte: Museu Itinerante de Neurociência, Arte e Tecnologia. Foi Professora Substituta no Curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Santa Maria (08/2017-03/2018), e Universidade Federal do Rio Grande (06/2013-06/2015) e no Curso Pré-Vestibular Popular Alternativa (2013). Desenvolve pesquisa na História da Arte Contemporânea, com evidência aos estudos da Arte e Tecnologia e suas relações com o público interator. Graduada em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM. É integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART, vinculado ao grupo de pesquisa Arte e Tecnologia do CNPq.

 

Maia Rosa Chitolina Schetinger | Lattes

Pós-Doutora pelo Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996). Mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS (1991). Graduada em Biologia pela UFRGS(1988). É professora titular da UFSM e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: NTPDase, 5-nucleotidase, acetilcolinesterase, ALA-D, catalase e superóxido dismutase em diferentes doenças em humanos e em modelos experimentais. Atualmente, também está trabalhando em Educação em Ciências, em ensino, aprendizagem e cienciometria.

 

Nara Cristina Santos | Lattes

Pós-Doutora em Artes Visuais pela UFRJ (2012-2013). Doutora em Artes Visuais pela UFRGS (2004), com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, fez Doutorado Sanduíche na Paris VIII, França (2001). Mestre em Artes Visuais pela UFRGS (1997), Bacharel em Desenho e Plástica Habilitação Desenho Artístico (1990), e Licenciada em Educação Artística Habilitação Artes Plásticas pela UFSM (1988). É Professora do Departamento de Artes Visuais/DAV (1993 -), Centro de Artes e Letras/CAL/UFSM, onde atua no PPGART/UFSM, e nos Cursos de Graduação Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART, e lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/ CNPq.

 

Natascha Rosa Carvalho | Lattes

Mestranda em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia pelo PPGART/UFSM (2018 -). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo/UFSM (2013). Possui experiência em assessoria de comunicação da ANPAP (2015-2016). Bolsista no Projeto Neuroarte: Museu Itinerante de Neurociência, Arte e Tecnologia. Assessora de Comunicação na ANPAP. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART.

 

 

Raul Dotto Rosa | Lattes | Portfólio

Doutorando em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGART/UFSM (2019 -). Mestre em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia PPGART/UFSM (2018) – Bolsista CAPES. Pesquisador no Laboratório de Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais – LABART. Integrante dos Grupos de Pesquisa – Arte e Tecnologia/CNPq; e, Objeto e Multimídia/CNPq. Bacharel em Artes Visuais com formação em Objeto e Multimeios pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Colaborador do Projeto – Museu Arte-Ciência-Tecnologia: Ações Expositivas e Estratégias Museais. Artista com produção em Arte Contemporânea, Arte e Tecnologia, Instalação, Objeto, Multimeios e Design.

 

Rittieli Quaiatto | Lattes

Mestranda em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM na linha de pesquisa de Arte e Tecnologia, pela Universidade Federal de Santa Maria (2017-) – Bolsista CAPES. Especialista em Design de Superfície pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase em Design de Superfície e Estamparia (2014). Suas áreas de interesse são Arte Contemporânea, Arte e Tecnologia e Mediação Cultural. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design CNPq, de 2012 à 2013. Membro do grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, e do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART.

 

Walesca Timmen | Lattes | Portfólio

Mestre em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia pelo PPGART/UFSM (2018) – Bolsista CAPES. Participante do Projeto RS Contemporâneo promovido pela instituição Santander Cultural (2016). Premiada no XVI Salão de Artes Visuais com o trabalho: Universos de Otto (2014). Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Feevale (2014) com período sanduíche no Instituto Politécnico de Leiria (Portugal, 2012/2013). Participante do Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais/Universidade Feevale (2010/2013) – Bolsista BIC (2010/2013). Artista e pesquisadora que atua principalmente nos temas: Arte Contemporânea, Arte e Tecnologia, Artes do Vídeo, Fotografia e Instalação. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART.