Ir para o conteúdo LabInter Ir para o menu LabInter Ir para a busca no site LabInter Ir para o rodapé LabInter
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DNA afetivo Kamê e Kanhru ( DNA A.K.K) (2016 – atual)

Integrantes: Kalinka Mallmann, Joceli Sales, Andréia Oliveira, Bruno Gottlieb, Vicent Solar, Hermes Renato  Hildebrand

Affective DNA: Kamê and Kanhru

The digital game Kamê and Kanhru that is part of the Affective DNA: Kamê and Kanhru collaborative project with the Kaingáng aboriginal communities of Santa Maria and Terra do Guarita in Rio Grande do Sul/Brazil. Since 2016, the LabInter/UFSM team has been developing the Affective DNA: Kamê and Kanhru project towards a more inclusive future for aboriginal peoples by engaging justice, empathy, cooperation, and generosity and exploring alternative techniques and practices of social relation. We work on-site in the communities with Kaingáng children in creation laboratories using collaborative artistic practices in ArtScience that foster the “not-forgetting” of language, valuing heritage and elders and nurturing specific modes of social organization germane to Kaingáng aboriginal culture. The theme of the proposal implicates indigenous cosmological principles of complementary open and closed geometries that reflect the two halves of the Kamê and Kanhru social system applied to humans, animals, plants, and cosmos as a rehearsal of integration.

O projeto DNA Afetivo Kamê e Kanhru (2016-2020) é uma prática transdisciplinar inicialmente entre a artista Kalinka Mallmann e o professor de história Joceli Sirai Sales, que acontece de modo colaborativo com a comunidade kaingáng Terra do Indígena do Guarita km10, localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul e a comunidade kaingáng de Santa Maria. O projeto também conta com a parceria do LabInter (UFSM,) Prograd (UFSM), Pre/Observatório dos Direitos Humanos/Fiex (UFSM), PRPGP (UFSM).

 

As práticas propostas em comunidade do projeto DNA A.K.K visam ativar as marcas exôgamicas (kamê e kanhru) que dividem a sociedade kaingáng, por meio de ações em arte que utilizam-se das tecnologias emergentes. As ações do projeto DNA A.K.K partem da concepção de laboratórios experimentais de criação audiovisual no território da aldeia, que ativem as questões locais e permitam uma colaboração efetiva da comunidade no projeto em geral. Por meio desses encontros, diversas foram as ações. Foi desenvolvido um mapeamento afetivo que localiza as famílias kamê e as famílias kanhru, residentes na aldeia Terra do Guarita, além de um jogo para Android baseado no mito kaingáng das metades, que encontra-se em processo de finalização e estará disponível no Google Play.

As ações do projeto acontecem semestralmente, por meio de encontros nas escolas indígenas kaingáng Gormecindo Jete Tenh Ribeiro e Augusto Ope Da Silva, envolvendo diretores, professores, lideranças e a comunidade em geral. Acreditamos que a continuidade se torna um dos principais elementos para que uma prática em comunidade seja efetiva. Desse modo, os encontros e as oficinas propostas se apresentam como estratégia de aproximação, de desenvolvimento do coletivo, de debater e gerar o comum.

 

O jogo colaborativo para Android está sendo elaborado sob os mitos de criação da cultura kaingáng. As crianças das escolas indígenas estão empenhadas nessa construção desde o ano de 2016. Elas colaboram desenhando personagens, conversando sobre sua rotina e hábitos, como a coleta de frutas e a pesca. Sempre que uma nova etapa do jogo se finaliza, os bolsistas retornam às escolas para mostrar e interagir com os alunos. Toda significação cultural kaingáng vem a direcionar o desenvolvimento do jogo: através da ambientação do cenário, do modelo dos personagens e das interfaces visuais. O objetivo principal é dialogar com as crianças por meio da sua própria cultura.

 

O projeto DNA AKK esteve representado no ISEA (Durban, Afríca do Sul, em 2019), xCOAx ( Milão, Itália, em 2019), Hiperorgânicos 8 (Rio de Janeiro, Brasil, 2019), também em publicações científicas, nacionais e internacionais, como capítulo de livros e periódicos.

KAME KANHRUstarted out in 2016 and is still going strong today. This research and extension project involves artistic proposals that explore practices of collaboration in aboriginal communities within digital technologies. At the crossroads of art, indigenous community and arising technologies, we problematize the concept of community and examine how it is articulated within collaborative practices in contemporary art. The LabInter/UFSM team has been working on-site in the communities with Kaingáng children in creation laboratories using collaborative artistic practices.

The digital game Kamê and Kanhruthat is part of the Affective DNA: Kamêand Kanhrucollaborative project with the Kaingáng aboriginal communities of Santa Maria and Terra do Guarita in Rio Grande do Sul/Brazil. Since 2016, the LabInter team has been developing the  Kamê and Kanhru project towards a more inclusive future for aboriginal peoples by engaging justice, empathy, cooperation, and generosity and exploring alternative techniques and practices of social relation.

We have focused on collaborative artistic practices in ArtScience that foster the “not-forgetting” of language, valuing heritage and elders and nurturing specific modes of social organization germane to Kaingáng aboriginal culture. The theme of the proposal implicates indigenous cosmological principles of complementary open and closed geometries that reflect the two halves of the Kamê and Kanhru social system applied to humans, animals, plants, and cosmos as a rehearsal of integration.

Crianças da aldeia Terra Indígena do Guarita km10 RS em laboratório de criação audiviovisual. 2016

Crianças participantes do projeto, Terra do Guarita, 2017.

Atividade de mapeamento. Terra Indígena do Guarita km10 RS. 2017

Encontro na escola  Gormecindo Jete Tenh Ribeiro. Terra indígena do Guarita km10 RS. 2018

 Menu jogo kamê kanhru

Menu jogo kamê kanhru

Jogo kamê kanhru, atividade quebra cabeça com os desenhos das crianças das aldeias.

Jogo do tigre e do cachorro. Jogo ancestral da cultura kaingang, adaptado para Android, em que os adversários possam jogar em rede online.

Créditos Vicent Solar – integrantes do projeto na escola kaingang em Santa Maria – RS , 2020

ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

MALLMANN, Kalinka L.; OLIVEIRA, Andreia M.; SALES, Joceli S. Arte e tecnodiversidade na ativação da cultura indígenakaingang. CUADERNOS DE MUSICA, ARTES VISUALES Y ARTES ESCENICAS, v. 16, p. 174-195, 2021.

Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/files-articulos/MAVAE/16-2%20(2021)/297068066010/

 

MALLMANN, Kalinka L.; OLIVEIRA, Andreia M.; PEREIRA, Marcelo E. S. Prática artística em comunidade indígena kaingang: Por uma metodologia colaborativa. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, v. 9, p. 129-147, 2019.

Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16119#:~:text=Resumo,como%20essas%20pr%C3%A1ticas%20se%20constituem.

 

MALLMANN, Kalinka L.; SALES, J. S. ; OLIVEIRA, A. M. DNA afetivo kamê e kanhru Concepção de uma prática colaborativa em uma comunidade Kaingang. REBENTO: REVISTA DAS ARTES DO ESPETÁCULO, v. 9, p. 298-320, 2018.

Disponível em: https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/279

 

MALLMANN, Kalinka Mallmann. DNA AFETIVO KAMÊ E KANHRU – ENTRE A PRÁTICA ARTÍSTICA E O ENGAJAMENTO SOCIAL. In: Andréia Machado Oliveira, Eduarda Gonçalves, DeisimerGorczevski (Org.). Arte e Convívio.

CAPÍTULOS DE LIVROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS


MALLMANN, Kalinka. OLIVEIRA, Andreia. DNA afetivo Kamê e Kanhru. In: Guto Nobrega; Carlos Augusto M; Fabiane Borges; Maria Luiza Fragoso;. (Org.). Hiperorgânicos – Reconexões Ancestrofuturistas. 1ed.Rio de Janeiro: Rio Books, 2021, v. 1, p. 212-229.

 

OLIVEIRA, A. M.; MALLMANN, Kalinka. L.  Práticas colaborativas em comunidades no âmbito da arte e da tecnologia. In: Rosane Rosa; Andreia Machado Oliveira; Felix Singo; LeonildaSanveca. (Org.). Mediações educomunicativas e interculturais entre Brasil e Moçambique. 1ed.Porto Alegre RS: Editora Educar, 2020, v. 1, p. 117-133.

Disponível em: https://www.editorafi.org/87educomunicativas#:~:text=O%20livro%20Media%C3%A7%C3%B5es%20educomunicativas%20e,educativa%20e%20da%20arte%20comunit%C3%A1ria.


MALLMANN, K. L.; OLIVEIRA, A. M.; et. al. Modos de criação e compartilhamentos: jogo colaborativo em comunidade kaingang. In: Hermes Renato Hildebrand; Fabiana Martins de Oliveira; Guilherme Cestari; Thiago Mittermayer; Aline Antunes de Sousa. (Org.). Estética do jogo: arte, mecânica e narrativa.. 1ed.São Bernardo do Campo SP: Codes, 2019, v. 1, p. 1

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

MALLMANN, Kalinka. DNA Afetivo Kamê e Kanhru – Prática artística colaborativa emcomunidade kaingáng. 2018. 108 p. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programade Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART), Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), Santa Maria, RS, 2018.

Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15763/DIS_PPGAV_2018_MALLMANN_KALINKA.pdf?sequence=1&isAllowed=y&gt

ANAIS DE EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

OLIVEIRA, A. M.; MALLMANN, K. L.; SALES, J. S.; et al. Ações colaborativas em Arte e Tecnologia pela ativação dos modos culturais específicos da Cultura Indígena Kaingáng. In: PANORAMAS 2021, 2021, Valencia. Anais do VIII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, 2021. v. 1. p. 1-13.

Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/777/o/_Andreia_Oliveira_et_al_2021_-_13.pdf

 

MALLMANN, K. L.; HILDEBRAND, H. R. ; OLIVEIRA, A. M. Arte, Colaboração e Tecnologia – O Projeto DNA AKK e a criação de contexto de ativação cultural. In: 30º Encontro Nacional da ANPAP (RE)EXISTÊNCIAS, 2021. Anais do 30º Encontro Nacional da ANPAP (RE)EXISTÊNCIAS, 2021.

Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/30enanpap2021/383926-arte-colaboracao-e-tecnologia–o-projeto-dna-akk-e-a-criacao-de-contexto-de-ativacao-cultural/

 

MALLMANN, K. L.; OLIVEIRA, A. M. Collaborative artistic practices in a Kaingáng community as a dispositif for cultural development. In: xCoAx 2019 7th ConferenceonComputation, Communication, Aesthetics& X, 2019, Milão. xCoAx 2019 7th ConferenceonComputation, Communication, Aesthetics& X, 2019. v. v.1. p. 180-189.

Disponível em: https://2019.xcoax.org/pdf/xCoAx2019-Machado.pdf

 

MALLMANN, K. L.; OLIVEIRA, A. M. ; SALES, J. S. ; PALAZUELOS, F. R. ; TEPAL, E. . Collaborative Artistic Practices within Indigenous Communities. In: InternationalSymposiumonElectronicArt, 2018, Durban/África do Sul. ISEA 2018. Durban: FacultyofArtsand Design, Durban, Universityof Technology, 2018. v. 1. p. 188-192.

Disponível em: www.isea-archives.org/docs/2018/proceedings/ISEA2018_Proceedings.pdf

RESUMOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

MALLMANN, KALINKA; OLIVEIRA, A. M. ; SALES, J. S. ; Gottlieb Bruno ; BALDUINO, E. O game Kamê Kanhru – As tecnologias em arte digital imbricadas às culturas minoritárias. In: 7º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais de 2022, 2022, Minas Gerais. TRANSCENDÊNCIAS, 2022.

 

MALLMANN, K. L., et. al. Práticas de colaboração em Arte e Tecnologia. In: 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020. Anais 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020.

 

MALLMANN, K. L.; et. al. Jogo colaborativo Kamê Kanhru: integração entre Arte, Ciência, Tecnologias e Comunidades. In: 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020. Anais 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020.

 

OLIVEIRA, A. M. ; UZOEGWU, E. N. C. ; Gottlieb Bruno ; MALLMANN, K. L.  Práticas de colaboração em Arte e Tecnologia. In: 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020. Anais 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020.

 

GOTTLIEB, Bruno; OLIVEIRA, A. M.; MALLMANN, K. L. . Modos de criação e compartilhamentos: Jogo Colaborativo em comunidade Kaingáng. In: 12º Salão de Extensão, 2019, SANTA MARIA. Anais 34ª Jornada Acadêmica Integrada, 2019.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM EVENTO NACIONAL E INTERNACIONAL

O projeto DNA AFETIVO KAMÊ KANHRU. Evento CIAT07 (Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais). Transcedências. 2022.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VpXF_A5BS2g&t=36s

 

Ações colaborativas em arte e tecnologia pela ativação dos modos culturais específicos da cultura indígena kaingáng. Panoramas. 2021.

Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/777/o/_Andreia_Oliveira_et_al_2021_-_13.pdf

 

Arte, colaboração e tecnologia: O Projeto DNA AKK e a criação de contexto de ativação cultural. 2021. ANPAP 2021 (RE)EXISTÊNCIAS.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I6WzCvg0KiU

 

Ações Distribuídas Locais: Arte, Cosmologias e a Terra. 2021. (Mesa Redonda). BALANCE UN BALANCE.

 

LabInter: Network Collaborative Proposals. 2021.DIGIFEST( DUT’sFacultyofArtsand Design Digital Festival).

 

ADN afectivo: videojuego Kamê y Kanhru. 2021. AAVI (Encuentro de Artes AudiovisualesInteractivas(UDELAR, UY).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jl3TjyT2l1A

 

Roda de Conversa: Projeto DNA afetivo Kame kanhru. (SMED Santa Maria). 2021.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cDia6og3dgA&t=2084s

 

Roda de conversa: Criação de jogos digitais colaborativos. Evento AIR LabInter 2021.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IN6ZDb36DKA

 

Projetos ContraMonumentos, Kamê e Kahnru & ZACAT. 2020. Seminário de Artes Visuais UFSM.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oCWtF40vm7A

 

Práticas de colaboração em Arte e Tecnologia. 2020. JAI UFSM.

 

Jogo colaborativo Kamê Kanhru: integração entre Arte, Ciência, Tecnologias e Comunidades. 2020. JAI UFSM.

 

Projeto Ativação da Cultura Indígena por meio de Práticas Colaborativas em Arte. 2020. Fórum dos direitos Humanos (ODH UFSM).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZNFyqubmsIk

 

Modos de fazer para/com o outro – Práticas artísticas em comunidade. 2019. Palestra na UFN.(Universidade Franciscana de Santa Maria), por Kalinka Mallmann.

 

Modos de colaboração em Arte e Comunidade. 2019. CAL. UFSM.

 

Modos de Criação de Jogos Colaborativos em Comunidade Kaingang. Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas. 2019, UFRGS.

 

Debate Aberto, Jogos Digitais Colaborativos (UNICAMP/UFSM). 2019. CAL. UFSM.

 

DNA AFETIVO KAME E KANHRU. 2018.Hiperorganicos 8. Rio de Janeiro.

 

KAMÉ E KANHRU. XX SULPET. 2017.

EXPOSIÇÕES

DNA AFETIVO KAMÊ KANHRU. Exposição ARTE E COSMOLOGIAS. Evento AIR LabInter. 2021.Instituição promotora: Universidade Federal de Santa Maria.

 

INH REG RÊ. Exposição coletiva. Hall do CAL UFSM. 2020.Cidade do evento: Santa Maria. País: Brasil. Instituição promotora: Universidade Federal de Santa Maria.

 

DNA AFETIVO KAMÊ KANHRU. Exposição Coletiva dos Mestres PPGART/UFSM – 2018. Local Evento: Hall Planetário UFSM. Cidade do evento: Santa Maria. País: Brasil. Instituição promotora: Universidade Federal de Santa Maria.

 

DNA AFETIVO KAMÊ KANHRU. Exposição Coletiva Arte.Colaboração.Tecnologia-Labinter2018. Local Evento: Sala ClaúdioCarriconde. Cidade do evento: Santa Maria. País: Brasil. Instituição promotora: UFSM.

 

DNA AFETIVO KAMÊ KANHRU. Exposição Coletiva Arte. Deslocamento. Tecnologia – LabInter 2017 – Local Evento: Sala ClaúdioCarriconde. Cidade do evento: Santa Maria. País: Brasil. Instituição promotora: Universidade Federal de Santa Maria.

 

Compartilhar (Registro Conceitual). Animação. Kalinka Mallmann e Joceli Sales. Exposição ColetivaArte. Topologia. Tecnologia – Mostra LabInter 2016.Local Evento: Sala ClaúdioCarriconde. Cidade do evento: Santa Maria. País: Brasil. Instituição promotora: Universidade Federal de Santa Maria.

PREMIAÇÕES E EDITAIS CONTEMPLADOS

Projeto Contemplado PRE/UFSM PUBLICAÇÃO SÉRIE EXTENSÃO – PRODUTOS EDITORIAIS.

 

Projeto Contemplado no edital produção cultural da lei Aldir Blanc do município de Santa Maria RS.

 

Melhor trabalho de extensão do Centro de Artes e Letras “Jogo Colaborativo Kamê Kanhru: Integração entre arte, ciência, tecnologias e comunidades”, UFSM, UFSM.2020.

 

Menção Honrosa Edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia, MM Gerdau e Museu Minas do Metal. 2020.

OFICINAS

Implementação do Jogo Digital Kaingang. Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antonio Reis (Turma dos sextos anos) Santa Maria, RS. 2022.

 

Implementação do Jogo Digital Kaingang. Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antonio Reis (Turma dos terceiros anos) Santa Maria, RS. 2022.

 

Oficina de Criação sonora para o jogo Kame Kanhru. EEIEFAugusto Ope da Silva. Santa Maria. RS. 2022.

 

Oficina de Criação Audiovisual e valores Kaingáng. Escola EEIEF Augusto Ope da Silva. Santa Maria RS.2020.

 

Laboratório de criação Jogos digitais Kame Kanhru. EEIEF GormecindoJeteTenh Ribeiro. Terra Indígena do Guarita, cidade de Tenente Portela RS – primeiro semestre de 2019.

 

Laboratório de criação Jogos digitais Kame Kanhru.EEIEF GormecindoJeteTenh Ribeiro. Terra Indígena do Guarita, cidade de Tenente Portela RS –  segundo semestre de 2019.

 

Laboratório de Criação Mapeamento afetivo. EIEF GormecindoJeteTenh Ribeiro. Terra Indígena do Guarita, cidade de Tenente Portela RS – primeiro semestre de 2018.

 

Laboratório de CriaçãoMapeamento afetivo. EIEF GormecindoJeteTenh Ribeiro. Terra Indígena do Guarita, cidade de Tenente Portela RS – segundo semestre de 2017.

 

Laboratório de Criação Desbravando Territórios. EIEF Gormecindo Jete Tenh Ribeiro. Terra Indígena do Guarita, cidade de Tenente Portela RS – segundo semestre de 2016.

 

Laboratório de Criação Desenhos digitais. EIEF Gormecindo Jete Tenh Ribeiro. Terra Indígena do Guarita, cidade de Tenente Portela RS – primeiro semestre de 2016.