
XVI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura – ABCiber
Em 2023, a Universidade Federal de Santa Maria sedia o XVI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura – ABCiber. O evento será realizado na modalidade presencial e online, com uma programação que contempla palestra com keynote speaker, conferências, painéis temáticos, mesas coordenadas, lançamentos de livros, exposições e exibições artísticas, além de reunião científica, em torno do tema Informação, Tecnodiversidade e Estética.
O objetivo deste evento de caráter científico, tecnológico e artístico, em sua décima sexta edição, é promover um espaço inter, multi e transdisciplinar para debates, em que afloram contribuições, compreensão e fundamentação de conceitos e proposições para um novo ambiente da cibercultura, bem como promover inovações e gerações de conhecimento envolvendo as áreas das artes, humanidades, ciências e tecnologias.
Ao entrelaçar questões relacionadas à informação, tecnodiversidade e estética, provoca pensar sobre a necessidade de garantir uma diversidade política e tecnológica, a partir de um entendimento plural da tecnologia a fim de confrontar questões como o racismo, crise climática e desigualdades sociais, econômicas e tecnológicas, problemáticas centrais de nosso tempo.
Com apoio da UFSM, CAPES, FAPERGS e UNIFAE, o simpósio é organizado pela ABCiber e pela UFSM, através dos PPGs de Artes Visuais, de Letras e de Comunicação.
Veja a programação completa aqui!
O LabInter – Laboratório Interdisciplinar Interativo – tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e artísticas, cursos e oficinas, intercâmbio de conhecimentos e propagação de metodologias nas áreas de Arte, Ciência e Tecnologia. É um espaço de pesquisa e criação em projetos artísticos interativos e imersivos, realizados de modo interdisciplinar e colaborativo, voltados para a inovação e desenvolvimento tecnológico. Idealizado e fundado pela Profª. Drª. Andréia Machado Oliveira, desde 2011, está composto por artistas, professores, pesquisadores, bolsistas de iniciação científica e de pós-graduação das áreas de artes visuais, design, música, arquitetura, cinema, engenharia da computação, ciência da computação e engenharia acústica. Os membros do LabInter participam integralmente dos projetos, desde sua concepção, elaboração, desenvolvimento e criação até sua apresentação, trabalhando de modo colaborativo e lúdico.
Tem realizado projetos em gamearte, aplicativo interativo, realidade aumentada, realidade mista, instalação interativa, videoinstalação, arte sonora, música visual, web arte, arte telemática e, recentemente, propostas para fulldome e projeções diversas. Para a execução de tais projetos, desenvolve-se programação em softwares livres interativos, como: Processing, Pure Data, Touch Designer, etc, utilizando-se de sensores diversificados.
Suas pesquisas têm sustentação teórica , principalmente, em Baruch Spinoza, Gilbert Simondon, Gilles Deleuze, Vilém Flusser, Antonio Negri, Michael Hardt, Roy Ascott, Jean-Luc Nancy, Bruno Latour, Lev Manovich, Oliver Grau, entre outros. Objetiva processos que promovam outras maneiras de se lidar com a informação e comunicação, novos deslocamentos perceptivos e outros modos de subjetivação em rede. Sua equipe está vinculada ao Grupo de pesquisa e criação: gpc.interArtec/CNP, e suas linhas de pesquisa: Arte e Tecnologia; Arte, Tecnologia, Comunidade e práticas de colaboração; Imagem, Interdisciplinaridade e Interatividade.
Notícias
PROJETOS
Apoio:


