Ir para o conteúdo LabInter Ir para o menu LabInter Ir para a busca no site LabInter Ir para o rodapé LabInter
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Contribuições da Arte Interativa no Ensino das TIC para a Formação Docente

Coordenadora: Profa. Dra. Andréia Machado Oliveira
Bolsistas: Tatiana Palma Guerche, Jean Oliver Link, Evaristo do Nascimento, Matheus Moreno, Guilherme Roche.

O presente projeto consiste em ações de formação continuada e qualificação dos profissionais do magistério da Educação básica pública para o uso das TIC vinculados às Escolas da CRE 09 de Cruz Alta e CRE 08 Santa Maria. Busca-se capacitar tais profissionais sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial dos dispositivos móveis, a fim implementarem inovações tecnológicas nas respectivas escolas públicas. Entende-se que o campo da Arte Interativa pode contribuir de maneira privilegiada para o ensino das TIC, uma vez que trabalha com especificidades da linguagem hipermídia e hipertextual nas tecnologias digitais. Nas ações de extensão, foram oferecidos encontros de formação para os técnicos educacionais e os professores; a realização do SIGATEC na UFSM; e workshops no ambiente Moodle/UFSM. Este projeto tem apoio do Edital proext 2014 – mec/sesu.

O presente projeto de extensão consiste em ações de formação continuada e qualificação dos profissionais do magistério da Educação básica pública para o uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), em especial professores vinculados ao curso de especialização de TIC aplicadas à Educação/CAL/UFSM, nos cinco respectivos Polos da Universidade Aberta do Brasil do interior do estado do Rio Grande do Sul: Polo de Restinga Seca, Polo de Agudo, Polo de Sobradinho, Polo de Três de Maio e Polo de Santana do Livramento. Tais professores da rede pública estão vinculados ao referido curso com o objetivo de se capacitarem sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a fim de aplicarem esses conhecimentos em suas práticas docentes e implementarem inovações tecnológicas nas respectivas escolas públicas. Entende-se que o campo da Arte e Tecnologia pode contribuir de maneira privilegiada para o ensino das TIC, uma vez que trabalha com especificidades da linguagem hipermídia e hipertextual nas tecnologias digitais. Deste modo, visa-se aplicar os conhecimentos da Arte e das TIC para promover o desenvolvimento de materiais didáticos mais apropriados para projetos interdisciplinares na educação tecnológica.

Sobre os resultados esperados, por um lado, visa-se contribuir para a formação continuada dos profissionais do magistério da rede básica com pesquisas desenvolvidas no campo da Arte e Tecnologia para o ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação em práticas docentes, bem como posteriormente verificar, através de um instrumento de coleta de dados, no caso um questionário online, como esse processo de formação com contribuições da área de Arte e Tecnologia pode contribuir para modificar, em alguns aspectos, a utilização das TIC na prática docente. Almeja-se também qualificar os professores da rede pública para utilizarem as tecnologias disponíveis na escola de modo criativo, sendo que muitas vezes não tem utilizações adequadas ou ficam em desuso, tornando-se obsoletas. Como os Tablets estão sendo oferecidos em muitas escolas, espera-se contribuir para um uso educacional tecnológico com um foco estético. Esses resultados foram analisados e apresentados em eventos internos na UFSM, eventos nacionais e internacionais, bem como divulgados em artigos científicos.

– Este projeto ganhou apoio do Edital FIEX 2013-2014, com auxílio à bolsa e a custeio.

– Realizou-se os Encontros de Formação nos seguintes Polos UAB: Polo Santa Maria, Polo Restinga Seca, Polo Agudo, Polo Novo Hamburgo, Polo Três de Maio.

– Realizou-se os seguintes workshops na UFSM e em transmissão online:

– Workshop “Tablets e Objetos de Ensino e Aprendizagem” Profa. Drand. Eunice Mussoi

– Workshop “Tablets e Narrativas Digitais com jogos e audiovisuais” Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand e Prof. Drnd. Daniel Paz

– Workshop “Tablets e Realidade Aumentada” Profa. Dra. Andréia Machado Oliveira 

– Workshop “Tablets e Hipertexto” Prof. Dr. Jerômino Tybusch

– Workshop “Tablets e Produção de Vídeo” Prof. Dr. Marcelo Gobatto

– Workshop “Tablets e Narrativas Sonoras” Profa. Dra. Raquel Guerra

– Orientação de Projetos em Tablets

– “Uma experiência de produção de audiovisual/vídeos em sala de aula”

Profa. Ms. Fabiane Duarte/UFSM

– Realizou o worshop “O Uso Pedagógico do Tablet” no congresso II EDUCOM Unijuí.

– Realizou-se a produção de artigos que foram apresentados em congressos e publicados em anais.

– Apresentação de trabalhos nos seguintes congressos:

OLIVEIRA, Andréia Machado, GUERCHE, T. P., CAMARGO, M. M. S., Neuscharank, A.
Arte e TIC: contribuições interdisciplinares na formação docente In: 5o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1o Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias., 2013, Recife.

5o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1o Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.. Recife: Pipa Comunicação, 2013. v.1. p.191 – 191

– Congresso Art in Society em Roma, 2014.