Ir para o conteúdo LabInter Ir para o menu LabInter Ir para a busca no site LabInter Ir para o rodapé LabInter
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

EFEMERA Imagem – Exibição AudioVisual Fulldome

Projeto de Pesquisa e Extensão que desde 2016 vem trabalhando com audiovisuais expandidos. Atualmente esta registrado como “E.F.E.M.E.R.I.: Exibições FullDome e Experiências em Mídias Emergentes em Redes Informacionais“.

Parte de uma abordagem poética e de reflexões acerca das possibilidades de inovações na representação de imagens efêmeras, fazendo o uso de mídias emergentes. Igualmente, pretende-se estimular a produção de imagens através de processos criativos generativos em ambientes digitais e cíbridos. Estimulando, uma “imagem expandida”, percebida em experiências sinestésicas, como em exibições fulldome.

Aborda-se a experiência imersiva e sinestésica das imagens dinâmicas em diálogo com os sentidos do corpo humano em comunhão com o interator, que se insere na imagem, transformando-se por meio desta experiência. Deste modo, as mídias emergentes tornam-se instrumentos lúdicos que incorporam o sensível, através dos sentidos humanos, renovando a própria noção de imagem.

Na atualidade, entendemos que uma imagem transorgânica pode romper com narrativas lineares tradicionais, associando a tecnologia envolvida, o espaço e a imagem de exibição, ampliando sua percepção e fruição. Abordamos a imagem num contexto amplo, atravessando questões técnicas e artísticas. Visa-se a expansão das linguagens e métodos, produzindo um cinema integrado às artes contemporâneas com o uso de tecnologias emergentes. Nesta perspectiva”, pretende causar a desconstrução das narrativas tradicionais e a revisão das relações entre cinema, público e local expositivo. Promover cooperações em redes de pesquisa e criação entre instituições nacionais e internacionais, em nível da graduação e pós-graduação. 

Essas produções são exibidas anualmente no evento “EFEMERA Imagem – Exibição Audio Visual Fulldome”, bem como são enviadas para outras mostras audiovisuais nacionais e internacionais. Neste âmbito, discutimos como a modificação dos métodos de criação alteram o lugar e o papel do artista contemporâneo, produzindo deslocamentos nos circuitos expositivos tradicionais.

Organização:
Matheus Camargo Moreno
Andréia Machado Oliveira

EFEMERA (2025)

Understanding Visual Music – UVM 2025: COSMOCENO

Seminário e Festival Internacional Fulldome em Rede


 O UVM – Understanding Visual Music fomenta uma rede de festivais, artistas e pesquisadores. Em 2025, está comemorando seus 15 anos de existência, em um grande evento que contará com o Seminário e Festival Internacional Fulldome em Rede, com a exibição de obras audiovisuais imersivas em cinco domos de universidades do Brasil e um da África do Sul. Também haverá exposições, conferências e oficinas na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, Brasil, abertas gratuitamente ao público.

COSMOCENO é o tema desta edição, frente à atual crise socioambiental que evoca o reposicionamento humano no amplo conjunto de relações que estabelecemos com o Cosmos.

O evento UVM 2025: COSMOCENO – Seminário e Festival Internacional Fulldome em Rede tem a realização do Laboratório Interdisciplinar Interativo – LabInter e acontecerá na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2025, no Planetário da UFSM e no auditório e sala de exposições dos Laboratórios de Humanidades – SIPEH, UFSM (prédio 74E, Campus Camobi). 

CURADORIA: Ricardo Dal Farra (UVM – Understanding Visual Music), Andréia Oliveira e Matheus Moreno (EFEMERA Imagem), Cristiano Figueiró (SUBVERSO – Música Visual em Fulldome) e Renzo Filinich (Wits University).

Informações sobre o EFEMERA 2025.

EFEMERA+UVM+SUBVERSO: EMERGÊNCIA/ECOPOÉTICA - Fulldome e Realidade Virtual (2024)

Este ano o festival EFEMERA Imagem integra a programação cultural do XVII Simpósio Nacional da ABCiber, Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, nos dias 04, 05 e 06 de dezembro. Evento que traz como tema central o entrelaçamento da Arte, Comunicação e Educação em tempos de eventos climáticos extremos acontecerá no CEART UDESC e Planetário UFSC, na cidade de Florianópolis (SC).

EFEMERA Imagem fomenta uma rede de festivais, artistas e pesquisadores, desde 2016. Potencializa o público a experienciar imagens efêmeras através da música visual expandida em ambientes imersivos. Assim, nesta edição de 2024, EFEMERA convida as mostras UVM – Understanding Visual Music e SUBVERSO – Música Visual em Fulldome para pensarmos juntos uma programação, congregando o evento EFEMERA+UVM+SUBVERSO: EMERGÊNCIA/ECOPOÉTICA – Fulldome e Realidade Virtual.

Impulsionados pela emergência ambiental explícita nos eventos climáticos de 2024, que ocorrem também em escala global, como as fortes chuvas e inundações no estado do Rio Grande do Sul (maio) ou as queimadas e suas fumaças que afetaram grande parte do Brasil e da América do Sul (agosto). Eventos cada vez mais frequentes e intensos, que nos conduzem a repensar nossos modos de habitar e conviver, exigindo que as inovações tecnodiversas se associem a reflexões ecopoéticas ecossistêmicas.

Nesta edição, aproveitamos a parceria consolidada entre os festivais EFEMERA Imagem (curadoria de Matheus Moreno e Andreia Oliveira), o concerto UVM – Understanding Visual Music (curadoria de Ricardo Dal Farra) e a mostra SUBVERSO – Música Visual em Fulldome (curadoria de Cristiano Figueiró) para pensarmos juntos uma programação que reflita os temas EMERGÊNCIA e/ou ECOPOÉTICA. A cada dia se torna mais urgente que tenhamos reflexões e ações sobre os eventos climáticos extremos, que possam fazer emergir novas estratégias de convivência, vislumbrando enquanto sociedade pós-humana, coabitar em equilíbrio e sintonia com as demais espécies.

Para isso, será vital nos associarmos ao meio ambiente em que habitamos, propondo outros modelos de aproveitamento dos recursos energéticos planetários e das potencializadas positivas e diversificadas das tecnologias de criação e comunicação. Entendendo que o fenômeno da emergência pode ser encontrado em sistemas complexos presentes em eventos naturais e climáticos, como também no comportamento de organismos vivos e galáxias. Igualmente, acontecimentos emergentes podem ser associados também a proposições ecopoéticas, ponderando poéticas ecossistêmicas.

EFEMERA + UVM (2023)

Impulsionados pelas inovações nos modos de representações de imagens efêmeras e música visual para ambientes imersivos fulldome, congregamos neste ano os eventos EFEMERA Imagem Fulldome e UVM Understanding Visual Music, no EFEMERA + UVM: Festival Internacional de Música Visual Fulldome. Pressentindo um Novoceno, entrecruzamos nesta curadoria obras e pensamentos com visões transgressoras, voltadas para a diversidade de um futuro pós-humano, fazendo-nos emergir deste múltiplo vácuo do antropoceno atual que habitamos. Problematizamos a vida como simulação, olhamos para nós mesmos através de telas e entre trincheiras de guerras midiáticas. Assim, a imponência do domo aparece não só como um mero elemento arquitetônico, mas como um oásis que se expande e nos lança além do céu. Invocando a transitoriedade etérica das imagens à visualidade do som, nos entrecruzamentos possíveis de naturezas distintas, nas remixagens de micróbios a seres xamânicos, atravessamos os espectros computacionais de uma Terra cíbrida, onde nossos sonhos rompem o eixo simétrico de nosso córtex, além da asfixia ou fobia das cores, experienciamos uma frenética replicação de elétrons sintéticos que nos remetem a presença do Sol. Portanto, este vislumbre de um novo aeon, em que a inteligência artificial se instaura como uma divindade, nos permite investigar novos formatos, grafías e experiências sinestésicas, nos quais indivíduos se associam aos territórios imagéticos, evocando ancestralidades cósmicas, contramonumentos distópicos de memórias que vem a tona, como sopros das ruas.

Curadoria: Andreia Machado Oliveira, Matheus Moreno e Ricardo Dal Farra

EFEMERA Imagem - Exibição AudioVisual Internacional Fulldome VR (2020/2021)

Ao reunir EFEMERA FULLDOME, exibição virtual internacional de videoarte para ambiente de arquiteturas fulldome, e EFEMERA IMAGEM, exposição de propostas artísticas que investigam processos criativos generativos em ambientes digitais e cíbridos, busca-se propiciar espaços para imagens expandidas e efêmeras, percebidas em experiências sinestésicas, a partir de interação e simulação.

Curadoria: Matheus Moreno Camargo e Andreia Machado Oliveira

Expografia: Barbara Almeida e Matheus Moreno Camargo

Link do Sansar

 Video Tour de EFEMERA Imagem Fulldome na plataforma online de realidade virtual Sansar.

EFEMERA Retro - Exibição Audiovisual Internacional FullDome (2021)

Exibição das obras do Taller Fulldome – UVM – Understanding Visual Music 2015-2016 (parceria com o CEIArtE/UNTREF e o Planetário Galileo Galilei, de Buenos Aires, com a coordenação do Prof. Dr. Ricardo Dal Farra), e das mostras TOPOLOGIA (2016), ResSonância (2017) e EFEMERA Imagem (2018 e 2019), curadoria de Matheus Moreno e Andreia Oliveira, que aconteceram no Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Reexibindo, agora, algumas dessas obras audiovisuais em uma cúpula virtual, visando conectar as experiências imersivas com essas obras, de autores diversos e de momentos distintos, transfigurando a materialidade espaço-temporal desses eventos efêmeros.

Curadoria: Matheus Moreno Camargo e Andreia Machado Oliveira

Expografia: Barbara Almeida e Matheus Moreno Camargo

Link do Sansar

Video Tour de EFEMERA Imagem Fulldome Retro na plataforma online de realidade virtual Sansar.

EFEMERA Imagem - Exibição AudioVisual Fulldome (2019)
EFEMERA Imagem - Exibição AudioVisual Fulldome (2018)
ResSonância- Exibição AudioVisual Fulldome (2017)

Registros fotográficos das obras exibidas

TOPOLOGIA - Exibição AudioVisual Fulldome (2016)

Frames das obras