Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cerimônia de abertura da 38ª JAI premia destaques institucionais

Foram condecorados representantes de diversas áreas de atuação que se destacaram em 2023



Na manhã desta segunda (23), na abertura da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), a UFSM premiou os destaques institucionais nas categorias Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Realizada no Centro de Convenções, a premiação visa àqueles com atuação de destaque nessas áreas.

Destaques do Ensino

Essa categoria é focada em distinguir anualmente os projetos de ensino desenvolvidos com o apoio do programa Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn) e dos Programas de Licenciaturas (Prolicen), vinculados à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Estes possuem ações que impactam positiva e relevantemente os processos de ensino, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico nos cursos da UFSM, de maneira alinhada aos objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e favorecendo a melhoria nos cursos de licenciatura.

Com isso, o homenageado do FIEn foi Alejandro Ruiz Padillo, com o projeto “Aplicação de metodologias ativas e experiências inovadoras de ensino-aprendizagem tecnológico”. Ele tem doutorado com menção internacional em Engenharia Civil pela Universidade de Granada (Espanha), revalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduado em Ingeniería de Caminos, Canales y Puertos pela Universidade de Granada, revalidado pela UFRGS a bacharelado em Engenharia Civil. Desenvolveu pós-doc no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes (PPGEP-DEPROT) da UFRGS e no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Granada.

Desde 2016, é professor adjunto na UFSM, onde coordena o Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT). Atualmente está lotado no Departamento de Transportes do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade, onde atua como docente no curso de Engenharia Civil e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Forma parte da Sociedad Panamericana de Investigación en Transporte (PANAMSTR), como líder do Comitê Sustainable Transport.

Já a homenagem da Prolicen foi Andreia Machado Oliveira, com o projeto “Contribuições da arte e tecnologia no ensino das tecnologias digitais emergentes”. Ela é doutora pela UFRGS, na linha de pesquisa Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição, com estágio doutoral na Université de Montreal/UdM, Canadá; mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Realizou pós-doutorado na School of Creative Media na City University of Hong Kong. Atualmente é professora associada do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e pesquisadora associada da Witwatersrand University/África do Sul.

Andreia é artista multimídia, docente e pesquisadora nas áreas de arte, ciência e tecnologia sobre sistemas interativos, imagem, conectividade, colaboração e subjetivação contemporânea. Também é Idealizadora e coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) e líder do gpc.InterArtec/Cnpq, desde 2011.

Destaque da Pesquisa

Desde 2016, a UFSM concede o prêmio Pesquisador Destaque, cuja ideia é homenagear professores que apresentam relevância da sua produção científica e que deram uma contribuição significativa à pós-graduação e à pesquisa ao longo de sua carreira, com impacto no desenvolvimento institucional e da sociedade. Nessa categoria, o contemplado foi o professor Érico Marlon de Moraes Flores.

Érico possui graduação em Química Industrial pela UFSM, mestrado em Química pela mesma e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais pela UFRGS. É professor titular da UFSM e membro titular da Farmacopeia Brasileira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atualmente é diretor da Secretaria de Apoio Internacional e assessor do Reitor da UFSM. Além disso, o docente atua como revisor de mais de 40 periódicos científicos e é assessor científico de diversos órgãos de fomento. Possui patentes de inovação tecnológicas nacionais e internacionais, sendo uma na Alemanha, com produto comercializado em diversos países. Em 2022, foi o primeiro pesquisador latino-americano a receber a medalha Ioannes Marcus Marci, sendo entrevistado pela Revista Arco.

Destaques da Extensão

Nessa categoria, o destaque é atribuído a um docente, a um técnico-administrativo em educação (TAE) e a um representante da comunidade externa, que possuem reconhecida trajetória de trabalho extensionista em prol da parceria entre a UFSM e a sociedade.

Para o Destaque Extensionista Externo, a homenagem foi para Marquita Quevedo. Ela é produtora cultural, carnavalesca, presidente da ONG Igualdade, militante e ativista de direitos humanos e pela cidadania da população LGBTQIAPN+. Foi integrante da primeira torcida de futebol dessa comunidade no Rio Grande do Sul, a Maré Vermelha, do Inter de Santa Maria, fundada na década de 1970.

Já no Destaque Extensionista Técnico-Administrativo em Educação, Hazael Soranzo de Almeida foi o contemplado. Ele é técnico agrícola e engenheiro agrônomo formado pela UFSM, especialista em Agroecologia e Produção Orgânica pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Unidade em Santa Cruz do Sul, mestre em agrobiologia pela UFSM e doutorando em Ciência do Solo pela mesma. Como servidor, está lotado no Departamento de Infraestrutura do Colégio Politécnico. Lá, integra projetos como a Polifeira do Agricultor e passou a atuar também junto ao Laboratório de Floricultura e Paisagismo, arte floral, silvicultura, jardinagem e botânica do Politécnico, no qual estão vinculados os projetos de mandala e relógio biológico de plantas medicinais e temperos. Ademais, o TAE está envolvido no Projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia e coordena o setor de floricultura do Colégio, onde atua como professor voluntário nos cursos de Paisagismo e de Fruticultura.

Na categoria Destaque Extensionista Docente o premiado foi Guilherme Sampaio Garbosa. Ele possui graduação em Música bacharelado em clarineta pela Unicamp; aperfeiçoamento em clarineta pela Escola Superior de Música de Trossingen (Alemanha); mestrado em clarineta pelo Conservatório de Rotterdam (Holanda); e doutorado em música pela Universidade Federal da Bahia. Realizou doutorado sanduíche na Indiana University Jacobs School of Music em Bloomington (EUA) no ano acadêmico 2000/2001. Atualmente é professor titular do Departamento de Música da UFSM. Dentre suas atuações estão a participação como membro da comissão organizadora do Festival Internacional de Inverno da UFSM desde 1995; a realização de oficinas de flauta doce para crianças do Lar de Mirim e de clarineta para alunos da Banda do Maneco e concertos didáticos “Ouvir para crescer”, realizados com o Grupo de Clarinetas da UFSM em escolas e diversos espaços.

Destaques da Inovação

Nessa categoria há as subdivisões “Inovação no mercado”, “Pesquisador na empresa” e “Startup Inovadora”. Na primeira, o agraciado foi Juliano Smanioto Barin. É professor associado da UFSM, vinculado ao Departamento de Tecnologia e Ciências dos Alimentos. Atua também em inovação e empreendedorismo, desenvolvendo projetos de pesquisa com empresas e startups foodtechs, as quais resultam na transferência de tecnologia e introdução no mercado de equipamentos para análises químicas e microbiológicas, bem como ingredientes e novos alimentos e bebidas. Possui patente de inovação tecnológica internacional (Alemanha) com produto – Microwave-Induced Combustion Device, comercializado em diversos países e usado para elaboração de materiais de referência certificados por institutos de metrologia (NIST/EUA).

Juliano também é membro do Comitê de Inovação do Food Tech Hub Brasil, iniciativa pioneira no país que tem como objetivo conectar empresas, centros de pesquisa, universidades, fundos de venture capital, empreendedores e consumidores na cadeia de alimentos. Foi diretor da Divisão de Alimentos e Bebidas (BEA, gestão 2018-2020) da Sociedade Brasileira de Química. Atualmente é membro titular da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas/Academia Nacional de Farmácia desde maio/2018, ocupando a Cadeira Nº 60 do Patrono Antônio de Barros Terra.

Na sequência, o destaque “Pesquisador na Empresa” foi para Leandro Michels, doutor em Engenharia Elétrica pela UFSM, onde é professor associado e diretor da Unidade Embrapii em Recursos Energéticos Distribuídos e do Instituto de Redes Inteligentes da UFSM. Leandro também atua junto ao Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e aos programas de pós-graduação da Engenharia Elétrica e da Engenharia de Produção. Entre dezembro de 2015 e novembro de 2017, foi o primeiro secretário da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP). Atualmente é coordenador do LabINRI-Baixa Tensão, laboratório acreditado pelo INMETRO para realizar ensaios de inversores fotovoltaicos conectados à rede elétrica.

Por fim, o último prêmio entregue foi de Startup Inovadora, destinado à Inocular Soluções Agrícolas Ltda, representada por Rosana Taschetto Vey. A startup, incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM tem como missão atender às necessidades do produtor rural, sugerindo alternativas para a redução de custos e aumento da produtividade de forma sustentável. A parceria entre a startup e a UFSM é estabelecida a partir de projetos de pesquisa que viabilizam pesquisas nos níveis de graduação e pós-graduação.

Destaques Institucionais:

Ensino

Fundo de Incentivo ao Ensino – FIEn 2023: professor Alejandro Ruiz Padillo;

Programa de Licenciaturas – PROLICEN 2023: professora Andreia Machado Oliveira.

Pesquisa

Érico Flores.

Extensão

DocenteGuilherme Sampaio Garbosa;

TAEHazael Soranzo de Almeida;

ExternoMarquita Quevedo.

Inovação

Invenção no Mercado: Juliano Smanioto Barin;

Pesquisador na Empresa: Leandro Michels;

Startup Inovadora: Inocular Soluções Agrícolas Ltda.

Texto: Gabrielle Pillon de Carvalho, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Gabriel Escobar da Silva, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64204

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes