Ir para o conteúdo LabInter Ir para o menu LabInter Ir para a busca no site LabInter Ir para o rodapé LabInter
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

air city: arte#ocupaSM – 2012

Renato Hildebrand, Andreia Oliveira, Daniel Paz, Efraín Foglia e Jordí Sala

 

Instalação Interativa – 2012

Air city: arte#ocupaSM é uma proposta de instalação interativa sonora, realizada no Evento Internacional de Arte arte#ocupaSM na cidade de Santa Maria em 2012 pelos artistas Renato Hildebrand, Andreia Oliveira, Daniel Paz, Efraín Foglia e Jordí Sala. A proposta consiste na criação de uma instalação interativa em espaço expositivo físico na Vila Belga em Santa Maria, terminais fixos e móveis e espaço de intervenção urbana que envolve o uso das redes sociais, dispositivos móveis e que utilizam plataforma Android, redes sem fio, áudio e geolocalização de forma articulada através das linguagens de programação.

Hermes Renato Hildebrand, Daniel Paz e Andreia Oliveira
air city: arte#ocupaSM – 2013

Webarte – 2013

A proposta AirCity: Arte Ocupa 2013 desenvolvida pelos artistas Hermes Renato Hildebrand, Daniel Paz e Andreia Oliveira, é uma webarte que mescla realidade aumentada, fotos, vídeos, aúdio, ressaltando o caráter híbrido dessa ação estática. Durante o evento foi proposto aos participantes que realizassem um mapeamento coletivo do próprio evento Arte Ocupa 2013, foram distribuídos QRs codes e solicitado que os participantes registrassem em áudio, vídeo, fotos e outras linguagens as obras e as interações eventuais no local do evento. Logo, os QR codes foram colados nos locais físicos dos registros e uma cópia deles compôs um mosaico de QR codes maior, resultante de todos os outros. Essa movimentação configurou uma instalação interativa, que possibilitou a visualização dos registros (em foto, vídeo, áudio, georreferenciamento e Photosynth online) através de dispositivos móveis com aplicativo para leitura de QR code.

As mídias utilizadas em propostas como AirCity permitem visualizar informações sobre uma determinada localidade, ampliando a informação local e oferecendo uma visibilidade no ciberespaço do lugar cartografado, e dessa forma ampliar a realidade informacional, mesclando espaço físico e dados eletrônicos. São propostas como essa que possibilitam a construção dos territórios informacionais enfatizados nessa pesquisa, congregando no ciberespaço uma experiência estética e um outro olhar sobre a cidade.