A.MalWave é objeto, fruto de proposta e realizada no segundo semestre letivo de 2020, pegando o início de 2021, idealizado na docência orientada (Matheus Moreno), ensino remoto síncrono e online com a turma de alunos da disciplina de Arte Digital – Graduação em Artes Visuais, UFSM. Onde, desenvolve-se um trabalho colaborativo que se apresenta em obra audiovisual de autoria compartilhada, entre docência e discentes (Ana Julia Dotto; Andrei Eloy; Bruna Malinowski; Eloá Machado; Iury Leite; Leonam Von Borowsky).
Fazendo uso de multimídias e métodos generativos computacionais para produção de imagens audiovisuais que representem as vivências e o efeito das ondas virais durante a pandemia de Covid-19. Estimulando pesquisas, pontos de vista e interesses pessoais. Organiza-se assim, um acervo composto por arquivos de vídeos e áudios autorais e baixadas da internet, para uso compartilhado no Google Drive de artedigitalsexta@gmail.com, onde todos concordam que os participantes podem utilizar os arquivos audiovisuais coletivos, editando, modificando, criando outras sequencias e narrativas, e repostando no drive.
Conforme o material vai sendo compartilhado e agregado, vai-se realizando a edição e remixagem destes, criando diversas versões, ilustrando a forma como nos sentimos afetados pelas ondas desta pandemia, através das sobreposições, manipulações e efeitos de distorção, falhas (glitches) e anacronismos nas imagens. Sendo assim, decide-se por fechar neste momento em 3 versões alternativas com narrativas distintas, formatadas para exibição em VR/360° (2000x1000pixels), e disponibilizadas online no YouTube, mantendo aberta para outros desdobramentos futuros.
“A.Malwave.II” e “A.Malwave.III” tem edição e narrativa realizada pelos alunos, que usam trechos selecionados de vídeos e sons para pensar 3 ondas, já “A.Malwave.I” que tem edição e narrativa de Matheus Moreno utiliza todos os videos disponíveis do Drive, buscando representar de forma poética a emersão de sentimentos e informações compartilhadas durante a proliferação da pandemia de Covid-19, através de diferentes perspectivas e diversos pontos de vista, em diferentes contextos espaçotemporais. Refletindo sobre o contágio do cotidiano virtual e físico material, relacionando a pandemia ao vírus computacional (malware), e as ondas naturais e energéticas que transbordam a realidade.