O Laboratório de Investigação Sociológica (LABIS) tem o prazer de anunciar a recente publicação de um artigo científico na Revista Internacional de Educação Superior, fruto da colaboração entre a graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Sociais Rogéria da Costa Tavares e os professores Mari Cleise Sandalowski e Matheus Müller Schwanz.
Intitulado “Tendências de evasão entre estudantes dos cursos de Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Maria a partir da interseção entre classe/raça/etnia”, o artigo analisa os principais fatores que influenciam a evasão de estudantes do curso, com destaque para desigualdades sociais, econômicas e raciais. A pesquisa, realizada em 2022, utilizou métodos quantitativos para mapear o perfil dos discentes e identificar desafios como dificuldades financeiras, conciliação entre trabalho e estudo, e barreiras acadêmicas.
Principais achados:
-
56,2% dos entrevistados já cogitaram abandonar o curso.
-
Estudantes negros, não binários e de baixa renda apresentaram maior tendência à evasão.
-
Dificuldades como inserção no mercado de trabalho (19,4%) e compreensão de conteúdos acadêmicos (14,2%) foram os motivos mais citados.
O estudo reforça a necessidade de políticas de permanência estudantil que considerem as interseccionalidades de raça, gênero e classe, além de adaptações curriculares e institucionais para acolher a diversidade do corpo discente. A publicação agora integra um volume temático sobre educação superior, reforçando a relevância da pesquisa para debates sobre democratização do acesso e permanência na universidade.
Parabéns à equipe pelo trabalho!
Leia o artigo completo: DOI 10.20396/riesup.v12i00.8675901
#LABIS #CiênciasSociais #EvasãoEstudantil #UFSM #Pesquisa