O estudante do curso de Bacharelado em Ciências Sociais (UFSM) e membro do Laboratório de Investigação Sociológica (LABIS/UFSM), Eric Quevedo Silva, defendeu com sucesso seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA FRONTEIRA DA PAZ: dados, governança e tecnologias para a resiliência binacional“, no dia nacional do sociólogo (10/12), marcando um momento significativo para a internacionalização do curso.
Experiência internacional e interinstitucional
A banca, presidida pela orientadora profa. Dra. Mari Cleise Sandalowski (UFSM) e composta pelo prof. Dr. João Gilberto do Nascimento Lima (UFSM) e pela profa. Ma. Maria Fernanda Souza Rodríguez (DINACC/UY), consolidou a relevância e originalidade da pesquisa. A participação de uma autoridade uruguaia na defesa demonstra o reconhecimento mútuo da urgência em abordar os desafios socioambientais da região de fronteira (Sant’Ana do Livramento/BR e Rivera/UY) e o potencial de cooperação acadêmica-institucional.
“A presença da Diretora Nacional de Mudanças Climáticas do Uruguai na banca é um marco para o curso de Bacharelado em Ciências Sociais. Isso valida o esforço do LABIS e da UFSM em promover a pesquisa de impacto social e a internacionalização do currículo, conectando nossos estudantes diretamente com os desafios contemporâneos” destacou a Dra. Mari Cleise Sandalowski, orientadora do trabalho.
Sobre a pesquisa
O estudo de Eric Quevedo Silva analisou a articulação das dimensões ambientais, climáticas e sociodemográficas na “Fronteira da Paz”, buscando fornecer bases empírico-analíticas para subsidiar políticas públicas e fortalecer propostas de governança climática cooperativa.
Para o pesquisador, a experiência na banca foi o ápice de sua formação: “Ter a oportunidade de apresentar o trabalho diretamente para uma das principais gestoras de políticas climáticas do Uruguai foi, sem dúvida, uma grande experiência de aprendizado para encerrar a graduação. O diálogo com a profa. Maria Fernanda forneceu possíveis caminhos para a futura ampliação do projeto, tratando acerca da justiça climática e da proteção do recurso mais valioso da Fronteira da Paz – a população.”
Resultados e materiais digitais
O TCC está disponível publicamente no Manancial (repositório online da UFSM), mas também é possível acessar os produtos gerados a partir da pesquisa no repositório do autor, recursos digitais que podem ser utilizados por gestores públicos, pesquisadores ou público em geral:
Repositório do Projeto: https://github.com/ericquevesil/Diagnostico-Socioambiental-Fronteira-da-Paz
Produtos Criados:
Gráficos e mapas interativos;
Bases de socioambientais da Fronteira da Paz (artigo, infográfico, relatório técnico);
Protótipo de plataforma web para compartilhamento de resultados.
#LABIS #CiênciasSociais #UFSM #Internacionalização #FronteiraDaPaz #MudançasClimáticas #Uruguai #Pesquisa