O rápido contágio do novo coronavírus desencadeou, em alguns meses, uma pandemia. A doença, ainda sem vacina e tratamento cientificamente comprovados e disponíveis à população, já matou mais de meio milhão de pessoas ao redor do mundo. O isolamento físico é, no momento, o melhor método para conter a disseminação do vírus. Dentre as várias atividades suspensas, aquelas relacionadas à educação foram interrompidas no início da quarentena, em meados de maio, e a maioria delas ainda segue de maneira remota.
O cenário incomum alterou a rotina dos estudantes, causou efeitos na saúde mental e também no rendimento, uma vez que realizar as atividades de maneira virtual é um método novo para a maioria deles. Se você precisa escrever artigo, Trabalho de Conclusão de Curso, dissertação ou tese durante a pandemia, as dificuldades podem ser ainda maiores. Mas não se desespere! Nós criamos uma lista com 6 dicas para organizar seus estudos e ser produtivo nesse período.
Para isso, a Revista Arco conversou com a professora Clariane do Nascimento de Freitas, que é educadora especial e pedagoga, com especialização em Psicopedagogia, mestrado e doutorado em Educação, além de já ter atuado como tutora em cursos de capacitação e na modalidade Educação a Distância. Também entrevistamos a professora de Desenho Industrial Fabiane Vieira Romano, que ministra a disciplina Laboratório de Gestão. Ela é engenheira civil, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção.
Confira abaixo os 6 passos para deixar de lado a procrastinação e ser produtivo durante a quarentena: