Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

20ª edição



Estudantes indígenas reivindicam melhores condições na UFSM
Anelissa Cardoso – anejornalismo@yahoo.com Iander Porcella – imoreiraporcella@gmail.com   A luta dos povos indígenas brasileiros por melhores condições de vida já dura mais de cinco séculos. Antes da colonização do Brasil, existiam no país cerca de três milhões de índios, número que…
Um CEFD para poucos
Wagner Freitas – wagnerthefreitas@gmail.com Valdemar Neto – valdemaralexandre@yahoo.com Criado na década de 70, o Centro de Educação Física e Desportos tem o seu uso limitado nos dias de hoje. Com materiais…
Formula UFSM: Desafio em solo norte americano
Ramiro Brites – ramirobpsilva@gmail.comVinicius Azevedo – azevedo.v@gmail.com Formula UFSM disputa competição de automobilismo nos EUA pela segunda vez Uma equipe ambiciosa e determinada. Assim pode ser definida a Formula UFSM,…
A casa dos estudantes também é das mães
Kauane Müller – kauanemuller@yahoo.com.brNathalie Martins – nathalie.am@hotmail.com Na casa do estudante universitário há doze mães que lutam pelo direito de morar com seus filhos.   Vidas que se completam Helena Silva Oliveira mora na Casa do Estudante Universitário desde 2011. Rafaela nasceu…
Perfil: Toninho
Maria Júlia Corrêa – depaulamariajulia@gmail.com  Gabriela Pagel – gabpagel@gmail.com   De grandes gramados nacionais ao exterior, o ponta-direita Toninho atuou contra craques brasileiros como Pelé e Zico quando jogou pelo Bahia. Filho do meio entre dez irmãos, foi o único da…
Quem retrata as pessoas de Santa Maria
Paola Matos – paolapmatos@gmail.com Olhar atento aos rostos santamarienses e o desejo de conhecer suas histórias: é assim que o jornalista Marcelo de Franceschi Santos, 26 anos, dá voz às personalidades diversas da cidade. Em sua página “Pessoas de Santa…
UFSM além da academia
Bruna Bergamo Paim – brunabergamo_@hotmail.comVanessa Oliveira – vvtovanessa@gmail.com O campus da Universidade Federal de Santa Maria atua como um espaço não só de formação acadêmica, mas também de lazer. Seu estilo, onde os diferentes centros estão organizados em um único local, de…
O HUSM em diagnóstico
Germano Molardi – germanomolardi@gmail.comRamiro Brites – ramirobpsilva@gmail.com   A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) está na administração do HUSM há pouco mais de um ano e meio. A chegada…
Mudança de cenário: nome social na UFSM
    Paola Dias -paoladiasdeavila@gmail.comVitor Rodriguez – rodriguezvitor@outolook.com A aprovação do nome social na UFSM é um passo importante do movimento LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros…
Semear causas, colher vivências
Claudine Friedrich – claudinefriedrich@hotmail.comTainara Liesenfeld – tainara_ll@hotmail.com   “Foi uma oportunidade de conhecer gente nova e muito bacana e, principalmente, de sair da bolha universitária em que vivemos para experimentar um pouco da realidade do mundo lá fora, através da extensão que…
Elas escolheram não se eximir
Eu nunca imaginei receber o diagnóstico de câncer. Ainda mais morando em uma cidade de interior, onde mal temos um posto de saúde. A cidade grande é uma das únicas opções para mim, já que onde eu vivo os hospitais…
Acadêmicos e comunidade em prol da acessibilidade
Sandro Lacerda – s.lacerda.sandro@gmail.com Camila Jardim – lourencijardim@gmail.com Projeto interdisciplinar desenvolve a capacitação de alunos e da comunidade para a produção de tecnologia social destinada a pessoas com deficiência. A ação é resultado de uma parceria entre os cursos de Desenho Industrial e Terapia Ocupacional para a elaboração…
A espiritualidade dos universitários
João Pereira – joao_wil@hotmail.com Muitos estudantes da UFSM são praticantes religiosos. Alguns deles se organizam e promovem atividades que movimentam o dia-a-dia da Universidade. Um exemplo é o Ministério Universidades Renovadas, que realiza encontros semanais para os jovens da religião…
Ajuste fiscal: impacto na UFSM
Kátia Moreira – katiapotter@hotmail.com Rossano Villagrán Dias – rossanovilldias@hotmail.com Stephanie Battisti – battisti2013@gmail.com O corte no orçamento do   Ministério da Educação, anunciado no dia 22 de maio pelo ministro do planejamento, Nelson Barbosa, foi menor do que o previsto pela administração central…
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-3011

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes