Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI lança dois novos editais para cursos gratuitos oferecidos pela Universidade Normal de Hebei

Novas turmas de Chinês I e II e Introdução à Cultura Chinesa estão com inscrições abertas até 08/09.

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) está lançando uma nova rodada de cursos gratuitos em parceria com a Universidade Normal de Hebei (China) para o segundo semestre de 2021. Nesta quarta-feira (01/09) foram lançados o edital 015/2021 – CURSOS DE CHINÊS I E CHINÊS II e o edital 016/2021 – CURSO DE INTRODUÇÃO À CULTURA CHINESA. O lançamento dessa nova rodada de cursos é fruto do sucesso alcançado pela edição que aconteceu no primeiro semestre deste ano, onde 215 alunos(as) foram atendidos entre as 05 turmas disponíveis através da parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Normal de Hebei (UNH)

O edital 015/2021 visa oferecer um total de 45 vagas distribuídas entre servidores(as) (técnicos(as)-administrativos(as) em educação e docentes) e estudantes com vínculo ativo com a UFSM. O objetivo do curso de Chinês I é capacitar o(a) estudante a se comunicar em chinês em nível iniciante, a partir do desenvolvimento de noções básicas sobre cumprimentos, apresentações pessoais, relações familiares, expressão de datas e horários, expressão de gostos e preferências de alimentação, interações sobre o tempo/clima e sobre meios de transporte, expressões de cortesia e trocas de bens e serviços. Serão ofertadas duas turmas de Chinês I, nos seguintes horários:

Chinês 1A – aulas segundas e quartas-feiras, das 8h30min às 10h30min. Início previsto para 13/09 e término das atividades em 15/12.

Chinês 1B – aulas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. Início previsto para 14/09 e término das atividades em 14/12.

Ambas as turmas contemplam uma carga horária total de 45 (quarenta e cinco) horas.

Já o objetivo do curso de Chinês II é aprofundar os conhecimentos da cultura e língua chinesa. Aprimorar os conhecimentos básicos do idioma chinês e seus ideogramas, possibilitando a compreensão da língua e cultura chinesa nas relações sociais do dia-a-dia. O curso de Chinês II (turma única) obedecerá aos seguintes horários e datas:

Chinês II – aulas segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, contemplando uma carga horária total de 45 (quarenta e cinco horas). Início previsto para 13/09 e término das atividade em 15/12.

O edital 016/2021 – Curso de Introdução à Cultura Chinesa, tem por objetivo capacitar o(a) aluno(a) a conhecer os elementos básicos da cultura chinesa, como história, religiões, pintura e caligrafia, Cerimônia do Chá, história dos caracteres chineses, Taiji e Kung Fu, comida chinesa, roupas, filmes, literatura, etiqueta social, relações sino-brasil, melhorando a familiarização com a cultura chinesa nas relações sociais do dia-a-dia. O curso de turma única,conta com 30 vagas para os membros da UFSM e seguirá o cronograma abaixo:

Introdução à Cultura Chinesa – aulas segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, contemplando uma carga horária total de 30 (trinta) horas. Início previsto para 13/09 e término das atividades em 10/11.

Assim como aconteceu na primeira edição dos cursos oferecidos pela Universidade Normal de Hebei para a UFSM, parte das vagas de todas as turmas serão compartilhadas com instituições de ensino parceiras no Rio Grande do Sul. As vagas destinadas às outras instituições terão critérios de seleção próprios.

Informações específicas sobre o cronograma, a distribuição de vagas para a UFSM, duração dos cursos, requisitos para candidatura, documentos necessários para inscrição e demais disposições podem ser encontradas em cada um dos editais. As inscrições deverão ser realizadas de 01 de setembro de 2021 até às 23h59min de 08 de setembro de 2021 (quarta-feira), através dos formulários disponíveis nos editaisDúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail sai.programas@ufsm.br.