A Secretaria de Apoio Internacional (SAI), em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e o Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural (PPGPC), estará desenvolvendo essa semana, no dia 25/11, duas atividades com a presença de integrantes do Consulado da Bélgica, que estarão presentes na UFSM. Confira abaixo as programações destes eventos:
14h – Um olhar pela Bélgica: apresentação geral, possibilidades de intercâmbio e processo prático do visto
Nesta palestra, que faz parte da programação da 36ª Jornada Acadêmica Integrada, o Cônsul Thomas Maes e a Cônsul Honorária Katia Pinheiro abordarão, em linhas gerais, características e informações importantes sobre a Bélgica, desenvolvendo uma explicação sobre sua organização política, governamental e econômica e trazendo aspectos sobre sua cultura e sociedade.
Eles apresentarão, também, vias para realizar um intercâmbio na Bélgica, tanto na comunidade francófona quanto na comunidade flamenga, incluindo um enfoque prático sobre os pedidos e emissão de vistos para os estudos.
Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCLQ1dYv48xwgvlfwCcQMabw
16h – Presenças belgas no Patrimônio de Santa Maria
A Vila Belga, bairro residencial localizado próximo à estação ferroviária de Santa Maria, RS, foi construída de 1905 a 1907 pela empresa belga “Compagnie Auxiliare des Chemins de Fer au Brésil” para o alojamento dos trabalhadores da ferrovia.
O pesquisador belga Marc Storms abordará na sua palestra os seguintes aspectos:
• o sistema ferroviário do sul do Brasil no final do século 19 e início do século 20 e o papel da “Compagnie Auxiliare des Chemins de Fer au Brésil”;
• a construção da Vila Belga e o papel de Gustave Vauthier;
• outras presenças belgas no patrimônio de Santa Maria.
Transmissão: https://www.facebook.com/sai.ufsm
Contamos com a participação de todos.