Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI divulga oportunidades de intercâmbio para o Canadá

Oportunidade contempla oito instituições de ensino e tem previsão de realização no ano acadêmico de 2023-2024.

A SAI, através do Grupo BCI (Bureau de Coopération Interuniversitaire), divulga o seu primeiro edital de mobilidades para o ano de 2023, com destino a Quebec, no Canadá. O edital prevê a pré-seleção de candidatos para a realização de intercâmbio, durante o ano acadêmico de 2023-2024. O número de vagas disponíveis depende da oferta de cada universidade, que atende às condições específicas de cada instituição, disponíveis neste link. No total, são oito instituições participantes, que podem ser consultadas no BCI SEP Summary Table, neste link. A SAI, neste processo, age como mediadora, sendo inicialmente responsável por fazer a pré-seleção e, a depender da aprovação da universidade de destino, a nomeação e o acompanhamento do estudante.

A pré-seleção será dividida em dois grupos de quatro universidades cada, contando com cronogramas próprios. Para o primeiro grupo, as inscrições seguem até o dia 03 de fevereiro de 2023, com publicação do resultado final em 08 de fevereiro e confirmação de interesse na vaga nos dois dias seguintes. Já referente ao segundo grupo, as inscrições seguem até o dia 27 de fevereiro, com publicação do resultado final em 03 de março e confirmação nos dias 06 e 07 de março.

Ao se candidatar, o estudante poderá participar de disciplinas optativas, realizar o seu trabalho final de curso, participar de atividades de pesquisa e extensão ou outras atividades acadêmicas semelhantes. O candidato pode se candidatar apenas uma vez, indicando a primeira opção de universidade de destino, já as outras opções devem ser preenchidas diretamente no Formulário online do BCI. Alguns dos requisitos que devem ser atendidos é a conclusão mínima do quarto semestre, ter Média Geral Acumulada (MGA) igual ou superior a sete, respeitar os pré-requisitos do curso de origem e destino e a apresentação do Plano de Ensino aprovado pela coordenação de curso. Para a construção do Plano, o candidato deve se certificar que as disciplinas de seu interesse serão ofertadas no semestre da mobilidade, além de verificar se elas poderão ser aproveitadas pela coordenação após o retorno.

É importante que o candidato esteja atento à necessidade de testes de suficiência linguística que cada universidade pode exigir, em vista de que na maioria das universidades, os cursos são ofertados somente em francês. Além disso, devido aos acordos entre a UFSM e o Grupo BCI, o intercambista recebe isenção de taxas acadêmicas, como matrícula e inscrição em disciplinas, mas ainda é responsável pelos gastos de viagem e de estadia no exterior, bem como emissão de passaportes e realização de teste de suficiência, se necessário. Para a pré-seleção, não é necessário a apresentação do passaporte, que se torna obrigatório apenas a partir da nomeação do candidato.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI