Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Hospede um Estudante Estrangeiro: abertas as inscrições para o próximo semestre

Iniciativa permite trocas interculturais, interpessoais e contribui diretamente para a internacionalização da universidade.

Estudantes internacionais durante acolhimento de 2022.

Com a previsão de chegada de estudantes internacionais na UFSM no primeiro semestre de 2023, a SAI convida a comunidade a participar do processo de acolhimento, através do programa Hospede um Estudante Estrangeiro. O objetivo do programa é formar um cadastro de pessoas interessadas em alugar um quarto para estudantes estrangeiros e colocar estas pessoas em contato com os estudantes internacionais que chegam na UFSM.

O programa é uma oportunidade de aproximar culturas, contribuindo diretamente no processo de internacionalização da universidade, já que estão previstas a chegada de cerca de 35 estudantes oriundos de diversos países. A principal vantagem é a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional sem sair do país, acolhendo um estudante internacional que compartilhará um pouco da sua cultura, costumes e língua com o voluntário, o que resulta em uma troca intercultural muito rica. Os custos de moradia são pagos pelo próprio intercambista, ficando também a seu critério a contratação. Nem a SAI ou a UFSM participam desse processo, apenas ofertam as vagas cadastradas no banco de dados e fazem a ponte entre voluntário e intercambista.

Para participar, os voluntários podem se candidatar no formulário de inscrição, neste link. A iniciativa faz parte da campanha que o Núcleo de Acolhimento da SAI promove todo início de semestre, visando garantir que os intercambistas tenham uma chegada confortável e uma adaptação segura à cidade e à UFSM.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI