Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágios no exterior

A SAI auxilia estudantes da UFSM nos trâmites para a realização de estágio curricular obrigatório internacional, cumprindo todas as exigências legais e dos respectivos colegiados e coordenações de curso quanto ao preenchimento do plano de estudos e as assinaturas no termo de compromisso de estágio (também disponível em inglês). O cumprimento dessas exigências assegura o posterior aproveitamento da atividade para integralização da grade curricular do(a) estudante.

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (OUT)

Primeiramente, o(a) estudante interessado(a) em realizar estágio no exterior deverá entrar em contato com a empresa ou instituição onde deseja realizar as atividades (essa empresa ou instituição não precisa ter convênio com a UFSM). Após o contato inicial com o contratante e indicação de aceite, o(a) estudante providenciará os seguintes documentos:

  • Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório (modelo disponível neste link);
  • Plano de Estudos, assinado pelo(a) estudante e pela Coordenação de Curso (modelo disponível neste link);
  • Carta de aceite ou convite da empresa ou instituição de destino;
  • Apólice de seguro internacional com as coberturas obrigatórias de vida, saúde e repatriação de restos mortais, cobrindo o período total da viagem.

O Termo de Compromisso deve ser assinado pela Coordenação do Curso de graduação ou PPG na UFSM, pelo(a) orientador(a) do estágio/PG na UFSM, pelo(a) representante da instituição de destino e, posteriormente, pela coordenação da SAI. Todos os documentos solicitados devem ser entregues reunidos na SAI, fisicamente, no Prédio 47, sala 739, ou eletronicamente através do e-mail sai.programas@ufsm.br.

Nos casos de estudantes de graduação, a documentação será encaminhada à COREM/PROGRAD para matrícula na disciplina Intercâmbio Cultural (código INT 1000), que é a comprovação oficial da atividade internacional e também é o parâmetro indicador quantitativo de internacionalização dos cursos da UFSM junto aos rankings internacionais.

Importante: O aluno deve ficar atento à carga horária máxima estabelecida pela legislação brasileira, que prevê um máximo de 8 (oito) horas diárias ou 40 (quarenta) horas semanais de trabalho. Deve-se observar também o PPP (Projeto Político Pedagógico) do curso com relação a esta carga horária.

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (IN)

Em relação ao processo de estágio do aluno estrangeiro na UFSM, a Secretaria de Apoio Internacional é responsável por encaminhar para análise e decisão dos respectivos colegiados e coordenações de curso da UFSM os pedidos de estágio curricular obrigatório para a elaboração do plano de estudos e as assinaturas do termo de compromisso de estágio (também disponível em inglês).

ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

Destaca-se que a relação de estágio não obrigatório em instituições estrangeiras é uma relação jurídica que não envolve a SAI. A relação que poderá se estabelecer é o aproveitamento que pode ser dado pelas coordenações de cursos e departamentos didáticos das atividades realizadas no exterior pelo aluno solicitante. Contudo, o aproveitamento ou não destas atividades faz parte da autonomia dos colegiados.