Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Informações úteis

Embaixadas e Consulados Brasileiros no Exterior

Acesse a lista completa de Embaixadas e Consulados Brasileiros no Exterior aqui. Essa lista é importante para os alunos intercambistas que estão ou vão viajar para o exterior. É importante informar ao consulado ou à embaixada correspondente, pois dessa maneira o governo Brasileiro sabe da localização do aluno e também tem seu contato.

Confecção do visto de estudante: no caso de a universidade/país de destino solicitar o visto de estudante, o aluno deverá se dirigir ao consulado ou vice-consulado do país de destino que está localizado, geralmente, em Porto Alegre, mas pode ser que o aluno tenha que se dirigir a outra cidade, como São Paulo, Rio de Janeiro, etc. Para confecção do visto, quando aplicável, é necessário ter em mãos a carta de aceite emitida pela universidade estrangeira, após a realização da candidatura online. Além da carta, os consulados exigem outros documentos, cuja lista completa deve ser consultada diretamente no site de cada departamento público do governo (consulado) do país em questão.

Confecção do passaporte: o passaporte deve ser solicitado no site da Polícia Federal. Veja o passo a passo no link a seguir: 

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte

Proficiência em língua estrangeira: quando o aluno decide realizar um intercâmbio, deve pesquisar com antecedência qual teste de proficiência em língua estrangeira é exigido na universidade de destino como, por exemplo, TOEFL IBT e TOEFL ITP, no caso de países falantes de língua inglesa, ou outro tipo de teste, no caso de países que falam outras línguas como alemão, italiano, francês, espanhol, entre outras. Ao ter conhecimento sobre esse teste, o aluno já deve se preparar para realizá-lo e, no período da inscrição para o intercâmbio na SAI, já ter em mãos essa comprovação. 

Plano de estudos da universidade estrangeira: geralmente, ao chegar na universidade de destino o aluno formulará um novo plano de estudos com o coordenador do curso daquela instituição. Nesse novo plano serão exigidas novas assinaturas, incluindo a do aluno e a do coordenador do curso na UFSM, que será chamado de coordenador acadêmico. O chamado coordenador institucional é o representante do reitor da UFSM no exterior, ou seja, o Assessor do Reitor para Assuntos Internacionais, que gerencia a Secretaria de Apoio Internacional (SAI). Ele somente assinará o novo plano de estudos, depois que o aluno e o coordenador acadêmico o assinarem.

Documentos

Nesta seção você pode encontrar alguns dos documentos necessários para a realização de intercâmbios.

Plano de Estudos (2023)

Formulário EE1/EE2 – AUGM

Registro de chegada e de retorno 

Declaração de ciência sobre as despesas referentes à mobilidade

Carta de Apresentação
É a carta em que o candidato à vaga, ou ao intercâmbio, deve expor suas qualidades, seu desempenho pessoal e profissional. A carta serve como um espaço para contar sobre sua personalidade, características e qualidades. Você pode inserir informações sobre o antigo emprego ou atividades desenvolvidas anteriormente. É importante ser verdadeiro e colocar apenas informações que, com o decorrer do tempo, podem ser percebidas no local de trabalho. Essa carta é uma forma sucinta de apresentar-se.

Carta de Motivação
A Carta de Motivação é normalmente usada como resposta a um anúncio. Nela o candidato deve expor as razões pelas quais gostaria de participar do programa em questão. Deve conter características pessoais, mas o principal é mostrar conhecimento sobre a universidade ou empresa e o seu interesse em participar do programa. A carta deve convencer o empregador, ou a Universidade de destino, de que você é a melhor escolha. Mas lembre-se sempre, não minta. A construção dessa carta deve ser baseada em fatos que se sobressaiam em sua vida profissional e acadêmica.

Carta de Recomendação
A Carta de Recomendação é a carta que seu antigo empregador, ou professor/coordenador/orientador, redigirá recomendando você. É uma carta que deve conter suas características profissionais, sua conduta no emprego, em sala de aula, ou em um grupo de pesquisa. No caso do intercâmbio, a pessoa que recomenda pode incluir motivos para que o aluno seja aceito na Universidade ou instituição para onde pretende ir.