Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI realiza atividade de encerramento para estudantes intercambistas

A ação contou com atrações gaúchas e conversas sobre o período de mobilidade.

Equipe da SAI e intercambistas se reuniram para jantar de confraternização. Foto: Equipe DTG.

Na noite da última quarta-feira, o Núcleo de Acolhimento da SAI promoveu um jantar de confraternização e encerramento do semestre letivo para os estudantes intercambistas visitantes. O jantar ocorreu na sede do DTG Noel Guarany e a condução das atividades ficou a cargo do peão da entidade, Matheus Goggia. Para iniciar o encontro, os alunos conversaram com a equipe da SAI sobre o processo de intercâmbio e as experiências que tiveram ao longo do semestre, destacando pontos positivos e negativos, principais dificuldades e o que mais gostaram na UFSM. Em seguida, foram iniciadas as atividades do DTG, com uma apresentação da história do Rio Grande do Sul e destaque para aspectos culturais do estado, dentre eles danças tradicionais, declamação de poesia e uma oficina de dança vanera, onde os alunos aprenderam e praticaram alguns passos. Por fim, foi servido o jantar, composto de carreteiro e saladas, que concluiu a noite de confraternização.

Ações como esta são importantes para a SAI devido ao seu caráter de descontração e possibilidade de relato de experiências dos estudantes para a equipe, de forma a garantir um aprendizado e melhoramento constante das atividades de acolhimento, que colocam a integração e bem estar dos estudantes como ponto central. Durante o segundo semestre de 2022, a UFSM recebeu sete intercambistas em nível de graduação, distribuídos entre os cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Espacial, Agronomia e Odontologia. O principal país de origem foi a Argentina, que enviou seis estudantes, sendo a Universidade Nacional do Litoral (UNL) responsável por quatro mobilidades, mais da metade dos alunos. A maioria ficou alojada na Interhouse, moradia estudantil voltada para estudantes internacionais e localizada no prédio 49, que fica próximo ao CEFD e à Casa do Estudante Indígena. Ao longo do semestre, os estudantes intercambistas contaram com o apoio de alunos da UFSM inscritos no programa Amigo Internacional, que foi criado para auxiliar na integração ao campus e à cultura brasileira, para saber mais sobre o programa, acesse a página da SAI, neste link.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI