Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Oportunidade de intercâmbio para o Canadá: últimos dias para inscrições

As inscrições para o primeiro grupo seguem abertas até a próxima sexta-feira, 03 de fevereiro.



A SAI relembra aos estudantes interessados em realizar intercâmbio para o Canadá que as inscrições para o primeiro grupo do edital do Grupo BCI (Bureau de Coopération Interuniversitaire) seguem aceitando inscrições até esta sexta-feira (03). Os intercâmbios serão realizados a partir de fevereiro de 2023, sendo as instituições participantes: Université Laval, Université du Québec en Outaouais (UQO), Université du Québec en Abitibi-Témiscamingue (UQAT) e Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR). O edital, que pode ser acessado neste link, prevê a pré-seleção de candidatos, sendo assim, a ida para a mobilidade ainda depende da aprovação da universidade de destino.

É importante que o candidato esteja atento à necessidade de testes de suficiência linguística que cada universidade pode exigir, em vista de que na maioria no Canadá, os cursos são ofertados somente em francês. Além disso, devido aos acordos entre a UFSM e o Grupo BCI, o intercambista recebe isenção de taxas acadêmicas, como matrícula e inscrição em disciplinas, mas ainda é responsável pelos gastos de viagem e de estadia no exterior, bem como emissão de passaportes e realização de teste de suficiência, se necessário. Para a pré-seleção, não é necessário a apresentação do passaporte, que se torna obrigatório apenas a partir da nomeação do candidato.

A pré-seleção é dividida em dois grupos de quatro universidades cada, contando com cronogramas próprios. Para o primeiro grupo, como citado acima, as inscrições seguem até esta sexta-feira, com publicação do resultado final em 08 de fevereiro e confirmação de interesse na vaga nos dois dias seguintes. Já referente ao segundo grupo, as inscrições seguem até o dia 27 de fevereiro, com publicação do resultado final em 03 de março e confirmação nos dias 06 e 07 de março. O segundo grupo inclui as seguintes universidades: Bishop’s University, École de technologie supérieure (ETS), Université de Sherbrooke e Université du Québec à Rimouski (UQAR). Consulte o edital completo e o BCI SEP Summary Table para obter mais informações sobre a seleção e universidades participantes.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-3806

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes