Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça os principais testes de línguas disponíveis para alunos da UFSM

Portas de entrada para a internacionalização, os testes de línguas são parte essencial da construção de uma UFSM multilíngue.



Uma das questões centrais relacionadas à internacionalização e à realização de intercâmbios é o conhecimento da língua do país de destino. Pensando nisso, a UFSM possibilita a realização de testes que comprovam o conhecimento linguístico do candidato. Atualmente, a universidade trabalha com três exames, sendo eles: TESLLE, TOEFL e Celpe-Bras. Nesta notícia, a equipe da SAI apresenta um pouco mais sobre o funcionamento de cada um, com o apoio da Profa. Roséli Nascimento (coordenadora do Teste de Suficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras), da Profa. Eliana Rosa Sturza (coordenadora do Laboratório Entrelínguas), de Chaiane dos Santos Vieira (bolsista do Laboratório Entrelínguas) e da tradutora da UFSM Daniela do Canto.

Antes de abordar cada um, é importante esclarecer uma diferenciação comumente utilizada pelas organizações aplicadoras dos exames: proficiência e suficiência. A proficiência refere-se a um conhecimento amplo da língua, composto por habilidades de escrita, fala, leitura, compreensão e gramática. Já suficiência, refere-se a um conhecimento restrito à habilidade de leitura, de forma a identificar se ele é suficiente para compreender a língua. Tanto os exames de proficiência quanto suficiência são utilizados como critério de seleção de universidades no exterior, de forma a garantir que, nos  intercâmbios, o estudante tenha o máximo de aproveitamento das aulas e atividades relacionadas.

TESLLE (Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira)

O TESLLE é o teste de suficiência vinculado e aplicado pela UFSM, voltado a medir a capacidade de leitura em línguas estrangeiras, ou seja, o letramento acadêmico do candidato. Para realizá-lo, basta ter vínculo ativo com a UFSM e realizar a inscrição pelo Portal do Aluno. O teste é aplicado em cinco línguas: inglês, espanhol, francês, alemão e português para estrangeiros. Para a realização do teste, é solicitado o pagamento da taxa de R$53, com a possibilidade de solicitação de isenção. A validade do teste é de cinco anos, mas pode variar de acordo com os critérios de cada seleção. A aplicação geralmente é realizada semestralmente, sendo indicada para alunos prováveis formandos da graduação e pós-graduandos. Recomenda-se fortemente que o teste seja feito logo no início da pós-graduação, já que o grau de mestrado exige conhecimento de pelo menos uma língua estrangeira e o de doutorado exige o conhecimento de duas.

A prova é composta por 16 perguntas objetivas, com cinco alternativas cada. O candidato tem 2h para resolver as questões e pode levar um dicionário impresso para apoio de vocabulário. Para se preparar, o estudante pode acessar a página de orientações gerais do TESLLE, consultar os exemplares do teste e o manual do candidato se inscrever nos cursos preparatórios oferecidos pelos órgãos da universidade (Idiomas Sem Fronteiras, Línguas no Campus e Laboratório Entrelínguas), a depender da oferta. Além disso, a Revista Arco produziu em 2021 uma reportagem em formato de guia prático para o teste, que pode ser acessada neste link. Após a realização, a correção é feita pelo Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmico, vinculado à PROGRAD e o resultado é inserido no Portal, à disposição do estudante. Para a Professora Roséli Nascimento, o teste é fundamental para a internacionalização da UFSM, de forma que a universidade se torne um ambiente universal e multilíngue.

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

O TOEFL é o teste de proficiência aplicado pela ETS (Educational Testing Service), voltado para medir as habilidades de leitura, escrita, compreensão e fala de candidatos que não têm o inglês como primeira língua. O teste é dividido em duas modalidades: TOEFL iBT (Internet-based Test), que pode ser realizado online ou em um centro aplicador e o TOEFL ITP, realizado em papel, de forma presencial. O TOEFL não reprova, ou seja, apenas pontua as habilidades do estudante de forma a garantir uma noção geral de seus conhecimentos na língua, assim permitindo um melhoramento constante e tem validade de dois anos.

O teste pode ser realizado a qualquer momento, a depender do interesse do candidato. Destaca-se que ele funciona como critério de seleção para intercâmbios para países falantes da língua inglesa, assim, é importante que o candidato esteja atento aos requisitos linguísticos exigidos nos processos seletivos de interesse. Para se preparar para o teste, o candidato pode realizar os cursos preparatórios da ETS e simulados, para entender a estrutura da prova. Para mais informações, acesse a página da ETS, neste link.

Estudantes da UFSM podem realizar o TOEFL com descontos possibilitados pela parceria da UFSM com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Oportunidades linguísticas e muitas outras ligadas à internacionalização da UFSM são divulgadas nas redes sociais e no Calendário Internacional da SAI, que são atualizados constantemente pela equipe.

Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros)

O Celpe-Bras é o exame oficial de proficiência em português usado pelo Governo Federal, aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ele avalia quatro habilidades de comunicação e compreensão de estrangeiros, sendo elas: leitura, escrita, compreensão e fala. Por ser um exame federal, ele serve tanto para fins acadêmicos quanto para naturalização brasileira. Para se inscrever, basta acessar a página do exame no site do Inep e preencher o formulário de inscrição, que já é considerado a primeira parte do exame. Para a realização na UFSM, é solicitado o pagamento da taxa de R$20. A validade do teste é indeterminada, variando de acordo com a finalidade de cada candidato. 

A aplicação na UFSM geralmente ocorre semestralmente, através do Laboratório Entrelínguas. Em 2023, está prevista a aplicação no final do próximo mês de Abril, com previsão de início das inscrições em fevereiro, a depender da equipe do Entrelínguas. A prova é constituída por duas partes: escrita e oral. A primeira é composta de quatro tarefas de avaliação de escrita e leitura em língua portuguesa, com 3h de duração. A segunda é realizada em formato de entrevista, abordando três temas diversos que são utilizados para avaliar a compreensão e fala do candidato, durando cerca de 20 minutos. Para os candidatos ligados à UFSM, existe a oferta de cursos preparatórios aplicados pelo Entrelínguas, que usam provas anteriores como base.

O resultado do exame para utilização do candidato fica disponível em cerca de 2 ou 3 meses, no portal do Inep. Para a Profa. Eliana Sturza, o Celpe-Bras contribui positivamente na internacionalização da UFSM porque leva a produção científica brasileira para o exterior, consolidando o português como uma língua científica, além de permitir a inserção dos estrangeiros dentro da cultura e comunidade brasileira.

 

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-3811

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes