Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

UFSM recebe sinal verde para sediar Centro de Educação e Cooperação em Língua chinesa

Oportunidade abre novos caminhos para a internacionalização através da China e pode promover desenvolvimento científico e tecnológico de alta qualidade dentro do campus.

No início de março, a UFSM foi oficialmente selecionada pelo Ministério da Educação da China para receber uma Smart Classroom do Centro de Educação e Cooperação em Línguas (CLEC). O projeto trata-se de uma iniciativa para expandir estudos de língua e cultura chinesa no mundo, construindo centros de pesquisa em instituições selecionadas, que receberão professores chineses aptos a ensinar utilizando tecnologias de última geração concedidas pelo governo chinês. A UFSM, neste contexto, receberá professores chineses habilitados, que realizarão atividades de educação, cultura e de inovação dentro do campus e ajudarão a aproximar ainda mais a universidade do país asiático. A aprovação inicial de um CLEC Smart Classroom depende agora da assinatura do acordo para a efetiva criação do centro.

Neste contexto, a UFSM como um todo (grupos de pesquisa, docentes, técnicos-administrativos e estudantes) terá ganhos em conhecimento científico e avanços mais rápidos, gerando tecnologia para o desenvolvimento regional e nacional ao trabalhar em colaboração com grupos chineses. Além disso, há a possibilidade de novas oportunidades de intercâmbio e bolsas de estudo para servidores e estudantes de graduação e pós-graduação. Nesse sentido, a Smart Classroom será fundamental para fomentar a proficiência na língua chinesa na UFSM e contribuirá amplamente para a internacionalização da instituição, pois será possível realizar os testes HSK, necessários para habilitar candidaturas a várias bolsas chinesas.

Os próximos passos da cooperação já estão sendo articulados, o que inclui a alocação de salas de aula para a Smart Classroom. Após a assinatura do acordo, inicia-se uma nova etapa da parceria, marcada pelo transporte dos equipamentos da China para a UFSM e vinda dos professores chineses, que deverão iniciar as atividades do Centro de Línguas, Educação e Cooperação da China em breve. As atividades ainda não tem data prevista para início.

Parceria de longa data

A UFSM, através da parceria entre a Secretaria de Apoio Internacional e a Universidade Normal de Hebei (HNU), oferta desde 2021 cursos relacionados à medicina tradicional, cultura e língua chinesa ministrados por docentes desta universidade, que têm ampla demanda da comunidade da UFSM. O aprendizado da língua e cultura chinesa é essencial tendo em vista que, atualmente, o país se destaca como a principal superpotência científica e tecnológica do mundo, estabelecendo uma liderança em pesquisas de alto impacto na maioria dos domínios tecnológicos emergentes. E é importante para a UFSM se inserir neste contexto, de forma a se tornar uma referência nacional nesta área.

Dentro disso, é importante destacar a atuação da Profa. Ana Qiao Jianzhen como essencial para a concretização dessa parceria. Segundo a professora, a UFSM foi convidada a participar devido à competência da equipe da SAI, ao sucesso dos cursos online, à segurança do campus, à articulação da UFSM com outras universidades do RS e à sua localização no centro do estado.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI